AO VIVO

Ex-prefeito tece criticas a Lula após presidente atacar ‘teto de gastos’

Arthur Virgílio tem se posicionado, ao longo da semana, sobre as ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

O ex-prefeito de Manaus e ex-senador, Arthur Virgílio Neto (PSDB), teceu críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o petista falar que pretende acabar com o mecanismo de controle econômico que fixa um limite para as despesas do governo federal, o chamado “teto de gastos”. Nas redes sociais, o tucano tem se posicionado, ao longo da semana, sobre as ações do chefe do Executivo nacional.

Lula chamou o teto de gastos de imbecilidade, demonstrando que pretende gastar desmesuradamente. Vive do rancor e da caça às bruxas. Parece querer vingar-se de @Sergiomororo, perseguindo Deus e o mundo. Tenho pena do Brasil!”, criticou Arthur Virgílio, em uma publicação no Twitter.

O teto de gastos trata-se de um compromisso do governo com as contas públicas que não pode ser superior ao orçamento do ano anterior. O mecanismo foi criado em 2016, por meio de uma emenda constitucional, e é considerado como uma das principais âncoras fiscais do País. Para Lula, contudo, a medida é uma “estupidez”.

Desde o início do novo governo, o presidente tem defendido o fim da medida e que pretende revogá-la. Em seu 1º discurso, na cerimônia de posse em 1º de janeiro de 2023, no plenário do Senado Federal, Lula chegou a afirmar que Sistema Único de Saúde (SUS) foi a instituição mais perseguida e prejudicada pelo teto de gastos.

Gastos

Em meio aos ataques de Lula à emenda constitucional, o presidente anunciou, durante visita à Buenos Aires, na Argentina, que o BNDES voltará a financiar projetos de desenvolvimento e engenharia em países vizinhos. Ao lado do presidente argentino, Alberto Fernández, o petista disse que quer fazer do Brasil um “protagonista” internacional no financiamento de grandes projetos.

O anúncio de Lula foi alvo de críticas de Arthur Virgílio, que publicou uma série de tuítes contra o presidente. Para o ex-prefeito de Manaus, que também já foi ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República durante o governo Fernando Henrique Cardoso, a gastança de Lula é “uma infeliz meta”.

“Absurdo o Brasil cogitar, até em noite de pesadelo, emprestar 700 milhões de dólares do BNDES para a Argentina, País à beira da hiperinflação. Na cabeça do presidente Lula, a gastança é uma espécie infeliz de meta. Será que não tem nenhum projeto brasileiro que requeira esse valor do BNDES?”, questionou Arthur Virgílio, no Twitter.

Para o tucano, “as linhas econômicas” divulgadas por Lula refletem modelos econômicos fracassados no Brasil e no exterior. Nas redes sociais, Arthur Virgílio defende que o petista precisa se atualizar seu pensamento econômico.

“A cabeça econômica de Lula precisa se atualizar. Lembram que ele copiou Geisel na tese dos ‘campeões nacionais’, onças exportadoras que tomaram de assalto o BNDES e só causaram prejuízos e frustrações? ‘Ajudar’ a Argentina nas condições atuais do Brasil é o esbanjador que termina falido”, desabafou Virgílio, na rede social.

Texto: Bruno Pacheco / O Poder

Imagem: Reprodução

 

presidente Arthur ex-prefeito Manaus #Lula

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas