AO VIVO

Ex-prefeito tece criticas a Lula após presidente atacar ‘teto de gastos’

Arthur Virgílio tem se posicionado, ao longo da semana, sobre as ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

O ex-prefeito de Manaus e ex-senador, Arthur Virgílio Neto (PSDB), teceu críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o petista falar que pretende acabar com o mecanismo de controle econômico que fixa um limite para as despesas do governo federal, o chamado “teto de gastos”. Nas redes sociais, o tucano tem se posicionado, ao longo da semana, sobre as ações do chefe do Executivo nacional.

Lula chamou o teto de gastos de imbecilidade, demonstrando que pretende gastar desmesuradamente. Vive do rancor e da caça às bruxas. Parece querer vingar-se de @Sergiomororo, perseguindo Deus e o mundo. Tenho pena do Brasil!”, criticou Arthur Virgílio, em uma publicação no Twitter.

O teto de gastos trata-se de um compromisso do governo com as contas públicas que não pode ser superior ao orçamento do ano anterior. O mecanismo foi criado em 2016, por meio de uma emenda constitucional, e é considerado como uma das principais âncoras fiscais do País. Para Lula, contudo, a medida é uma “estupidez”.

Desde o início do novo governo, o presidente tem defendido o fim da medida e que pretende revogá-la. Em seu 1º discurso, na cerimônia de posse em 1º de janeiro de 2023, no plenário do Senado Federal, Lula chegou a afirmar que Sistema Único de Saúde (SUS) foi a instituição mais perseguida e prejudicada pelo teto de gastos.

Gastos

Em meio aos ataques de Lula à emenda constitucional, o presidente anunciou, durante visita à Buenos Aires, na Argentina, que o BNDES voltará a financiar projetos de desenvolvimento e engenharia em países vizinhos. Ao lado do presidente argentino, Alberto Fernández, o petista disse que quer fazer do Brasil um “protagonista” internacional no financiamento de grandes projetos.

O anúncio de Lula foi alvo de críticas de Arthur Virgílio, que publicou uma série de tuítes contra o presidente. Para o ex-prefeito de Manaus, que também já foi ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República durante o governo Fernando Henrique Cardoso, a gastança de Lula é “uma infeliz meta”.

“Absurdo o Brasil cogitar, até em noite de pesadelo, emprestar 700 milhões de dólares do BNDES para a Argentina, País à beira da hiperinflação. Na cabeça do presidente Lula, a gastança é uma espécie infeliz de meta. Será que não tem nenhum projeto brasileiro que requeira esse valor do BNDES?”, questionou Arthur Virgílio, no Twitter.

Para o tucano, “as linhas econômicas” divulgadas por Lula refletem modelos econômicos fracassados no Brasil e no exterior. Nas redes sociais, Arthur Virgílio defende que o petista precisa se atualizar seu pensamento econômico.

“A cabeça econômica de Lula precisa se atualizar. Lembram que ele copiou Geisel na tese dos ‘campeões nacionais’, onças exportadoras que tomaram de assalto o BNDES e só causaram prejuízos e frustrações? ‘Ajudar’ a Argentina nas condições atuais do Brasil é o esbanjador que termina falido”, desabafou Virgílio, na rede social.

Texto: Bruno Pacheco / O Poder

Imagem: Reprodução

 

Manaus #Lula presidente Arthur ex-prefeito

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

28/02
17:10

DAVID E VALDEMAR?

Esta semana, cresceram as especulações de que o prefeito David Almeida se encontraria com o presidente nacional do PL para supostamente tratar do seu ingresso à legenda de Bolsonaro. Nem ontem nem hoje aconteceu encontro algum, de acordo com a agenda de Valdemar da Costa Neto até esta quarta-feira (28). Fala-se até em uma chapa encabeçada por David, com o deputado Alberto Neto como vice; no entanto, Neto afirmou em entrevista nesta terça-feira (27) que é o pré-candidato da direita em Manaus e conta com o apoio do ex-presidente.

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

Ver mais >>

Programas