AO VIVO

Escola da Floresta: Governador do AM busca parceria com governo alemão e BID para implantação de projeto

Projeto é essencial na educação ambiental de crianças para conter o avanço de mudanças climáticas

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

EXECUTIVO |

O governador do Amazonas, Wilson Lima, cumpriu agenda de reuniões em Brasília (DF), nesta segunda-feira (27), para buscar parcerias para o enfrentamento de impactos de mudanças climáticas. Ele apresentou o projeto Escola da Floresta ao embaixador da Alemanha Heiko Thoms e ao representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Morgan Doyle.

O projeto consiste na construção de unidades de ensino em Unidades de Conservação (UCs) para ampliar a oferta de educação ambiental a alunos da rede pública estadual.

“Eventos como os que aconteceram no sábado (em Manaus), de chuvas acima da média, se tornaram cada vez mais constantes. A gente não tem a menor dúvida de que isso é resultado das mudanças climáticas. E elas só podem estabilizar se nós, se o cidadão, começar a ter consciência e o respeito necessários ao que a gente tem de recursos naturais. E só conseguimos fazer isso de forma consistente quando a gente começa a educar as nossas crianças”, ressaltou Wilson Lima.

Os representantes do BID e do governo Alemão destacaram a importância do projeto e irão avaliar a possibilidade de firmar parcerias.

O projeto Escola da Floresta, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), prevê a construção de três unidades na Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga, em Presidente Figueiredo; na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, em São Sebastião do Uatumã; e na RDS Piagaçu Purus, no município de Beruri.

Conceito sustentável

O governador já assinou a ordem de serviço para a implantação da Escola da Floresta da RDS Uatumã.

As escolas, projetadas para ter um baixo impacto ambiental, serão construídas em modelo sustentável, com a utilização de madeira de manejo florestal sustentável e, também, madeira fruto de apreensão realizadas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) em atividades de extração ilegal.

O espaço físico sustentável é um dos tripés da Escola da Floresta, que também terá gestão democrática, com respeito à diversidade sociocultural e aos direitos humanos, e vai promover a educação ambiental com foco na preservação de recursos naturais. A meta é fortalecer o desenvolvimento socioambiental sustentável.

“A gente está construindo nossa Escola da Floresta com todo esse conceito de sustentabilidade. É uma estrutura que é inédita no estado do Amazonas e a gente vai começar pelas reservas de desenvolvimento sustentáveis. Então, também vim aqui apresentar para o BID essa proposta”, ressaltou Wilson Lima após apresentar projeto ao banco.

“Nós já começamos a construir a primeira (Escola da Floresta) e a gente tem, nesse primeiro momento, três escolas previstas para serem construídas. Mas a gente quer colocar em todas as reservas de desenvolvimento sustentáveis que nós temos no estado do Amazonas e depois replicar esse modelo para as áreas urbanas”, frisou o governador.

Com informações de assessoria*
Foto: Divulgação

#Wilson Lima projeto Escola da Floresta

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas