AO VIVO
Executivo - 29 de setembro de 2021
Foto:

Em Roraima, Wilson Lima participa da inauguração de termoelétrica que recebe gás natural produzido no Amazonas

Combustível é extraído e liquefeito em Silves; operação é resultado de medidas do governador do Amazonas, Wilson Lima, para destravar o mercado de gás natural

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

O governador Wilson Lima (PSC) participou, nesta quarta-feira (29), ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e do governador Roraima, Antônio Denarium (PP), da inauguração da usina termelétrica de Jaguatirica 2, na região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista (RR). O gás que alimenta a termelétrica é extraído do campo de Azulão em Silves, onde é liquefeito e embarcado em carretas para transporte ao estado vizinho.

Diariamente, da planta de operações da companhia Eneva, 20 carretas partem de Silves levando o gás para Boa Vista, um transporte que começou a ser realizado na segunda-feira (27). Toda essa operação só é possível após o governador Wilson Lima definir um modelo competitivo de tributação, em março de 2019, e sancionar o novo marco regulatório do gás natural, em março deste ano.

Além de gerar empregos e de garantir tributos para o Amazonas, que são revertidos em políticas públicas, as medidas criam um ambiente de negócios que favorece e atrai novos investimentos para o setor e são fundamentais para consolidar o gás natural como uma nova matriz econômica para o Amazonas.

“Hoje é um dia muito importante porque Roraima começa a receber o gás do Amazonas para que possa ter segurança energética. É uma entrega importante do Governo Federal e a gente começa a colher os frutos daquilo que a gente plantou lá atrás com a abertura do mercado de gás, da livre disputa e da criação de um ambiente para aquelas empresas que têm interesse de vir ao estado do Amazonas e ao estado de Roraima”, ressalta Wilson Lima.

O empreendimento vai gerar 130 megawatts de energia renovável, que corresponde a 70% da capacidade energética de Roraima, que atualmente gira em torno de 240 megawatts, segundo o Governo de Roraima. Entre os estados brasileiros, Roraima é o único que não está interligado ao Sistema Nacional de Energia Elétrica. O empreendimento vai reduzir o custo da produção de energia em Roraima em 35%.

Campo do Azulão

A Eneva adquiriu o direito o campo de Azulão ao comprá-lo da Petrobras em 2017. Entre royalties e outros tributos federais e estaduais, a expectativa é de mais de R$ 720 milhões de arrecadação para o período de toda a operação. O projeto aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê uma operação em 15 anos. Mas esse período pode se estender mais, dependendo de novos leilões nacionais.

O campo do Azulão foi descoberto em 1999, decretado comercial em 2004 e comprado pela Eneva em 2017. Mas somente agora entra em operação. Além da inauguração da usina térmica Jaguatirica 2, o Governo Federal entregou veículos para o programa Alimenta Brasil. Também foi assinado o termo de compromisso de concessão de aeroportos do Bloco Norte – que inclui os aeroportos de Manaus, Tefé e Tabatinga.

Bolsonaro fez o lançamento da pedra fundamental do Linhão Manaus – Boa Vista. Após iniciada, as obras serão executadas em menos de três anos e será uma solução energética para aquele estado.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas