AO VIVO

Em posse, novo titular da Sedecti reforça importância da ZFM; ‘matriz pautada em atrair investimentos’

O gestor, nomeado pelo governador Wilson Lima para comandar o órgão, fez um discurso técnico na primeira ação no Governo do Amazonas

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o engenheiro e ex-deputado Pauderney Avelino, que tomou posse do cargo de secretário nesta segunda-feira, 23, reforçou a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) como matriz pautada em atrair investimento. O gestor, nomeado pelo governador Wilson Lima (União Brasil) para comandar o órgão, fez um discurso técnico na primeira ação no Governo do Amazonas.

“Quero dar continuidade aos projetos estruturantes que já estão em curso, e com a experiência de 32 anos de vida pública, trazer ao governador e a sua equipe, propostas para nossa estratégia de futuro. Para isso, recluto ser da maior importância não abdicar da matriz econômica que se estabeleceu para o Estado do Amazonas ao longo das últimas cinco décadas: uma matriz pautada em benefícios fiscais para atrair investimentos”, começou o secretário Pauderney Avelino, em discurso de posse.

Na cerimônia, realizada na sede do Governo do Amazonas, na Zona Oeste da capital amazonense, o secretário falou para o público e as autoridades presentes por cerca de 20 minutos e chamou atenção de quem é contra o modelo de desenvolvimento da ZFM. Avelino disse que algo precisa ser feito para corrigir os (pre)conceito de críticos que defendem a mudança da matriz econômica do Estado.

“Ouço muitos críticos da Zona Franca, inclusive, os que vivem na nossa terra, afirmar que nós precisamos mudar a matriz econômica do Estado. Percebo, que se não corrigirmos esses (pre)conceitos, podemos ser vítimas de nosso próprio discurso”, afirmou o novo titular.

Diversificação

O secretário faz uma reflexão sobre o tamanho de uma matriz econômica que, para Pauderney Avelino, precisa ser ampliada com maior diversificação de vetores e atividades econômicas setorizadas.

“Uma matriz é composta de vetores e, quanto mais vetores, maior será a matriz. Logo, o problema não é a matriz, mas o tamanho dela e a necessidade de desenvolver tanto os vetores econômicos quanto os possíveis benefícios existentes, fiscais e extrafiscais. Então, é preciso ampliar a matriz existente com maior diversificação de vetores, atividades econômicas setorizadas”, pontuou.

No discurso, Avelino afirmou ainda que já começou a ver que “não terá vida fácil pela frente”. O secretário referiu-se às discussões da Reforma Tributária, pautada pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que tem como uma das principais propostas acabar com a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), medida que afeta diretamente a Zona Franca de Manaus (ZFM).

“Parece que este momento de definição se aproxima. Apesar de entender que este teorema não seja fácil de ser resolvido, devido ao conjunto de interesse envolvidos para cada um dos entes da federação dispostos à mesma discussão, entendo que o Amazonas não pode abrir mão de discutir [com o governo federal]”, assinalou.

Assegurou

Mesmo comentanto sobre “tempos difíceis”, Pauderney Avelino lembrou da visita que fez, na sexta-feira, 20, ao ministro Geraldo Alckmin. “Na ocasião, ele garantiu que o governo federal quer atuar de forma firme para reindustrializar o País e gerar empregos. Em suas palavras, o ministro asseverou que sabe que a Zona Franca de Manaus permitiu a criação de um conglomerado de indústrias e isso agrega umm valor ao nosso País e, portanto, a recomendação é que a discussão da Reforma Tributária não coloque em risco a competitividade dessa indústria”.

“Revelei ao ministro que o Amazonas não pode ser surpreendido com propostas que coloquem em risco a Zona Franca de Manaus, pois, afinal, a ZFM é do Brasil. Não podemos abdicar de nossa indústria já instalada no nosso Polo Industrial. Temos que nos orgulhar dos 26 subsetores formados ao longo de 56 anos de história, particularmente, dos setores de bens de informática, eletroeletrônicos, duas rodas, termoplásticos, químicos e metalúrgicos, que juntos representam quase 90% do faturamento da indústria amazonense”, realçou.

Propostas para o interior

Ainda no discurso, Pauderney Avelino reforçou que as conquistas do Amazonas para a Zona Franca de Manaus são inegociáveis e que ele vai lutar para manter os benefícios da região. O novo secretário falou também de propostas para o interior do Estado e disse querer as cidades mais participativas.

“Queremos o interior, urgente, produtivo e permanentemente participativo na formação da riqueza do Estado. Apesar da maioria das pessoas compreenderem a industrialização do Amazonas como apenas o Polo Industrial de Manaus, quero informar que a recomendação recebida do governador, é para que estruturemos o fomento da industrialização para o interior do Amazonas”, anunciou.

A industrialização, segundo Avelino, pode ocorrer como pelo desenvolvimento de plantas industriais, a partir do zoneamento econômico ecológico, quanto viabilizando a formação de fornecedores de matéria-prima para processos fabris diversos, ou para como fonte de produção de princípios ativos oriundos da biodiversidade amazônica.

“Podemos, sim, agregar valor aos produtos do nosso bioma. Somos vocacionados para isso e queremos, como Governo e como Estado, permitir que o caboclo empreendedor o alcance das ferramentas necessárias para produzir riqueza em seu habitat, a partir das matérias-primas regionais de origem animal, mineral ou vegetal”, acentuou.

Texto: Bruno Pacheco / O Poder

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

Veja também: ‘Dados evidenciam o sucesso da ZFM’, diz presidente do Conselho Superior da Cieam

 

#Amazonas Secretario Sedecti tecnologia

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas