Solenidade também marcou a eleição da nova mesa diretora da Aleam, com a recondução de Roberto Cidade à presidência
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM
O governador Wilson Lima (União Brasil) destacou que as prioridades do governo seguirão nas áreas social e de geração de emprego e renda, e que conta com o apoio do legislativo estadual para a execução desses projetos nos próximos quatro anos. A declaração do chefe do Executivo estadual foi feita nesta quarta-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), durante a posse dos deputados estaduais eleitos e reeleitos para a nova legislatura, e da eleição da mesa diretora e presidência do Poder Legislativo para os próximos dois anos.
“Tenho conversado muito com o presidente da Assembleia para que seja garantida sua independência, e o Executivo tem respeitado essa independência, entendendo que a gente precisa encontrar aquilo que é convergente e o que é de interesse comum do estado do Amazonas”, declarou o governador Wilson Lima.
O governador deu exemplos de leis aprovadas, em anos anteriores, que possibilitaram a redução de impostos da malha aérea do estado do Amazonas, a criação do Auxílio Estadual permanente, e a abertura do Mercado do Gás.
Segundo Wilson Lima, no seu segundo mandato as duas principais bandeiras seguirão nas áreas social, com o Auxílio Estadual e a entrega de mais restaurantes populares do Programa Prato Cheio, e na geração de emprego e renda, como a defesa da Zona Franca de Manaus e a diversificação das atividades econômicas, como é o caso bioeconomia, das concessões florestais e do turismo.
Posse, eleição e trabalhos
A posse dos deputados estaduais, no Plenário Ruy Araújo, foi presidida pelo parlamentar decano da Casa, o deputado Adjuto Afonso (União Brasil). Dos 24 empossados, dez são novos ocupantes das cadeiras do legislativo estadual e 14 foram reconduzidos ao cargo.
Na sequência, o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) foi reconduzido à presidência da Aleam, por aclamação, para o biênio 2023/2024, tendo como 1º vice-presidente o deputado Carlinhos Bessa (PV), 2º vice-presidente a deputada Alessandra Campelo (PSC) e 3º vice o deputado Felipe Souza (Patriota).
Na manhã desta quinta-feira (02/02), o governador Wilson Lima retornará à Aleam para realizar a leitura da Mensagem Governamental, marcando a abertura dos trabalhos legislativos de 2023, em que fará um balanço das ações do seu primeiro mandato e divulgará metas e perspectivas para este segundo.
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu investigação sobre a viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a Saint Barthélemy, no Caribe, após denúncias de possível custeamento com recursos públicos. O prefeito nega irregularidades e afirma ter arcado com os custos.
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu anular os três editais do concurso público realizado em setembro de 2024, após recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A decisão foi tomada com o apoio de 23 dos 24 vereadores e da Procuradoria-Geral da Casa, devido a falhas que comprometeram a transparência do certame.
Após 14 anos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) voltará a realizar um concurso público. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (13) que o certame oferecerá 100 vagas, sendo 60 para nível superior e 40 para nível médio, além de um cadastro reserva com 200 vagas.
Uma nova pesquisa da Ipsos-Ipec, divulgada nesta quinta-feira (13), indica um crescimento na insatisfação com o governo do presidente Lula (PT). O levantamento mostra que 41% dos brasileiros classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”, um aumento de sete pontos percentuais em relação a dezembro de 2024, quando o índice era de 34%.
Janaína Jamilla anunciou sua saída do Fundo Manaus Solidária após dois meses no cargo. Em postagem nas redes sociais, afirmou que deixará a função para se dedicar aos negócios e à família. Nomeada em janeiro, sua escolha foi questionada por falta de formação técnica na área. Ex-candidata pelo Avante, ocupava um cargo equivalente a subsecretária, com salário de R$ 22 mil. Em sua despedida, destacou projetos que coordenou, mas não mencionou o prefeito David Almeida ou a primeira-dama.
Deixe um comentário