AO VIVO
Executivo - 16 de agosto de 2021
Foto:

Em nota, Eduardo Braga diz que ida para o Ministério de Minas e Energia é ‘especulação’

O senador Eduardo Braga, que já foi ministro de Minas e Energia, no governo Dilma Rousseff, entre 2015 a 2016, lamentou a especulação ser “feita no momento em que o nosso sistema energético registra a sua maior crise”

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O senador Eduardo Braga (MDB) emitiu uma nota, nesta segunda-feira (16), sobre uma suposta indicação para assumir o comando do Ministério de Minas e Energia, no Governo Bolsonaro. De acordo com Braga, a notícia “trata-se de uma especulação” e ele aproveitou o momento para dizer que o setor está “sem rumo” e a “beira o colapso”.

Nesta segunda, o jornalista Ricardo Noblat, do site Metrópoles, veiculou que Braga é cotado para assumir, novamente, o Ministério de Minas e Energia, desta vez no lugar do almirante Bento Albuquerque. Ainda conforme informações de Noblat, Bolsonaro se rendeu ao ‘Centrão’ e “precisa abrir vagas para abrigar novos aliados”.

“O cotado para o lugar de Albuquerque é o senador Eduardo Braga (MDB), que ambiciona disputar o governo do seu Estado ano que vem contra Omar Aziz (PSD), presidente da CPI da Pandemia”, escreveu o jornalista.

Também na nota, o senador disse que é “lamentável” a especulação ser “feita no momento em que o nosso sistema energético registra a sua maior crise”. “O setor, que é estratégico para qualquer nação, está sem rumo e beira o colapso no Brasil”, reforçou.

Disputa

Apesar do jornalista Ricardo Noblat ter ‘ventilado’ que Braga disputará o Governo do Amazonas. em 2022, contra o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD), a informação é diferente nos bastidores da política amazonense, que dão conta de que a disputa de Braga será contra o atual governador Wilson Lima (PSC), que, aliás, tem forte proximidade com o presidente Jair Bolsonaro.

No dia 4 deste mês, Lima participou da cerimônia de posse de Ciro Nogueira como ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, em Brasília, entre as autoridades convidadas para a solenidade no Palácio do Planalto. Ao discursar, o presidente lembrou da colaboração entre os governos Federal e do Amazonas para o enfrentamento da pandemia.

“Vejo aqui também Wilson Lima, o nosso governador do Amazonas. Passamos momentos difíceis por conta da pandemia, algo que a gente não esperava que podia acontecer. Você foi também uma pessoa importantíssima para que os meios chegassem de forma mais rápida no seu estado”, disse Bolsonaro.

Histórico

Eduardo Braga já foi ministro de Minas e Energia, no governo Dilma Rousseff, entre 2015 a 2016. Ao assumir a pasta, em janeiro de 2015, ele afirmou que um dos seus desafios seria ofertar energia a preço justo, no momento em que os diversos setores produtivos dela necessitavam empreender para a retomada da atividade econômica no País.

No entanto, em outubro de 2015, Braga concedeu um reajuste de 39% na conta de luz elétrica, o que representou uma terceira subida na taxa de energia em menos de um ano. Na época, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que os encargos setoriais com índice de 10,54% e os custos de 24,11% foram os principais fatores para o aumento da tarifa de energia elétrica.

Outdoor

Neste mês, a Justiça Eleitoral negou uma tentativa do senador de retirar um outdoor que o cita como responsável pelo aumento da conta de energia no Amazonas. Braga argumentou que a publicação se tratava de uma campanha negativa antecipada, mas o desembargador Jorge Manoel Lopes Lins alegou que a placa foi colocada fora do período das eleições.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/01
19:40

PREFEITO TEFÉ ATRAÇÕES

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.

23/01
19:39

PREFEITO BELÉM NOMEAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.

23/01
19:39

DAVID PERDE PROCESSO

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

23/01
19:38

LULA PEDALADA

A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

Ver mais >>

Programas