AO VIVO

Em mensagem oficial, Wilson Lima defende ZFM e construção de caminho sólido com ‘gás natural’

O chefe do Executivo apresentou, aos deputados, um balanço dos seus primeiros quatro anos de governo

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O governador Wilson Lima fez a leitura da mensagem governamental à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (02), em solenidade que marca a abertura dos trabalhos parlamentares em 2023. O chefe do Executivo apresentou, aos deputados, um balanço dos seus primeiros quatro anos de governo, destacou o aprendizados no mandato, defendeu a Zona Franca de Manaus (ZFM) e falou sobre construir um caminho sólido para desenvolver setores como o do gás natural.

“O desenvolvimento de novas matrizes econômicas deixou de ser discurso vazio, sem resultados práticos. Sem descuidar da defesa intransigente da Zona Franca de Manaus, estamos construindo um sólido caminho para desenvolver setores como o do gás natural, mercado que ganhou um novo marco regulatório, quando nós, Governo do Estado e Assembleia Legislativa, quebramos o monopólio do gás”, destacou o governador do Estado, na tribuna da Casa Legislativa.

Para Wilson Lima, os últimos quatro anos à frente do governo foram de “desafios e cheios de aprendizados”. “Nenhum governante, antes de mim, passou pelo que eu passei e teve que tomar decisões sob um nível tão elevado de pressão. Nós não medimos esforços para fazer o melhor possível”, discursou.

Lima lembrou da pandemia da Covid-19 e do reforço ao sistema de saúde. “O Amazonas saiu da pandemia com o sistema de saúde mais robusto e fortalecido. Atualmente, temos na rede estadual 1.330,00 leitos clínicos, de UCI e de UTI a mais do que existia em 2019, quando assumi o governo. Esse aumento é o equivalente a, pelo menos, três novos hospitais do porte do Pronto Socorro 28 de Agosto. O Hospital Delphina Aziz, que funcionava com apenas 30% da sua capacidade, hoje opera na totalidade dos seus seis andares”, citou.

Para Wilson Lima, as conquistas dos últimos quatro anos representam que o governo está no caminho certo. Na leitura da mensagem, o governador afirma que chega ao segundo mandato à frente do Estado, naturalmente, mais amadurecido e tendo mais afinidade com a máquina pública. “Com a pandemia, tivemos dores profundas e ficamos com cicatrizes inesquecíveis, mas essas conquistas que beneficiam a nossa população nos fazem ter a certeza que estamos no caminho certo”.

Interior

O governador continuou salientando que esteve presente em todos os municípios do Amazonas, visitando cada uma das cidades do Estado, onde presenciou realidades paralelas e demandas distintas. “Conhecendo os municípios e muitas comunidades rurais que ficam distantes das sedes, compreendi, por exemplo, a importância de investir no setor primário e gerar renda e oportunidade de ganho a quem mora no interior e ali sustenta a sua família”.

“Por isso, tenho muito orgulho em dizer que o setor primário, na minha gestão, recebeu o maior orçamento da história em um único mandato. Investimentos de mais de R$ 1 bilhão e todo o sistema Sepror, ou seja, fomentamos, oferecemos assistência técnica, entregamos sementes e subsidiamos, atuamos na cadeia completa”, frisou.

Gás natural

Na leitura da mensagem governamental, Wilson Lima destacou a importância em investir em setores alternativos à ZFM, como o gás natural. Segundo o chefe do Executivo estadual, a Lei nº 5.420 (a Lei do Gás), apresentada pelo Governo do Estado e aprovada em 2021, tornou-se no novo marco legal do serviço de distribuição e comercialização de gás natural, com a perspectiva de geração de cerca de 20 mil empregos diretos em um período de sete anos. Atualmente, o Amazonas já conta com o campo pelo Complexo do Azulão, no município de Silves (a 204 quilômetros de Manaus).

Na Aleam, Wilson Lima comentou ainda que o governo assinou, em novembro de 2022, um decreto estabelecendo as cotas e a alocação dos créditos de carbono. Ao todo, são mais de 809,6 milhões de toneladas de carbono equivalente (tCO2e) disponíveis para venda e US$ 1,6 bilhão em recursos estrangeiros em que o governo do Amazonas está habilitado a captar. O recurso possibilita o Estado a criar uma nova matriz econômica e sustentável para a região.

 

Texto: Bruno Pacheco / O Poder

Imagem: Reprodução

 

 

#Amazonas #Wilson Lima #aleam #Governador

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas