AO VIVO
Executivo - 16 de abril de 2024
Foto: Reprodução/ Rede social

Em ano eleitoral, gestão de David Almeida pode enfrentar três CPIs na CMM

Uma das CPIs será instaurada na próxima segunda-feira, na CMM que investigará pagamento com dinheiro em espécie, supostamente na Secretaria de comunicação

Por: Da Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Em meio ao cenário eleitoral, a gestão do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) se vê diante da possibilidade de enfrentar pelo menos três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A primeira, da Semcom, será instalada na Casa na próxima segunda-feira (22), como anunciado pelo presidente da CMM, vereador Caio André (União), nesta terça-feira (16).

A CPI da Semcom tem como objetivo investigar as circunstâncias em torno da entrega de uma sacola de dinheiro nas dependências da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), na gestão de Israel Conte. O montante foi entregue a um funcionário de um portal de notícias, sendo toda a situação gravada em vídeo.

Além disso, outra CPI que pode ser instaurada é a do “Lixo”, proposta por Rodrigo Guedes, do PP, após as operações Entulho e Dente de Marfim da Polícia Federal e Receita Federal, que investigam sonegação fiscal de mais de R$ 100 milhões em tributos federais e suspeitas de pagamentos indevidos a agentes públicos e empresas prestadoras de serviço à Semulsp, comandada por Sabá Reis.

Recentemente, o embate entre o deputado federal Amom (Cidadania) e Sabbá Reis trouxe novo fôlego para a possível instauração da CPI do “Lixo”. A controvérsia teve início quando Amom, em uma ação voluntária, retirou toneladas de resíduos dos igarapés de Manaus, sendo impedido de descartá-los no Aterro Sanitário.

Para que a CPI seja aberta, é necessário o apoio de no mínimo 14 vereadores, sendo que até o momento três já assinaram o requerimento.

Por último, há a CPI da Educação, proposta também por Rodrigo Guedes, que busca investigar a Secretaria Municipal de Educação (Semed), já contando com 10 assinaturas.

Esta CPI visa apurar denúncias relacionadas ao aluguel de prédios, cronograma de reformas em unidades existentes, progressões funcionais, entrega de novas escolas à população de Manaus entre 2021 e 2024, investimentos em educação especial, e fornecimento de merenda escolar e educação alimentar dos alunos.

Segundo Rodrigo Guedes, a criação da comissão atende a um clamor dos profissionais da Educação, que buscam esclarecimentos da Semed sobre possíveis irregularidades, assim como o reajuste inflacionário e o pagamento do Fundeb.

David Almeida prefeitura de manaus

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas