AO VIVO
Executivo - 19 de novembro de 2023
Foto:

Eleições na Argentina: Uso de IA foi alternativa para conquistar eleitores

Com baixa participação no primeiro turno, resultado do pleito depende de votos dos indecisos e daqueles que não votaram

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Os eleitores argentinos participam das eleições presidenciais neste domingo (19) em meio à disputa mais acirrada das últimas décadas. Os principais concorrentes são o peronista Sergio Massa, atual ministro da Economia da União Popular, e o oposicionista ultraliberal Javier Milei, do partido A Liberdade Avança.

A eleição é crucial para o futuro do país, que enfrenta uma das piores crises econômicas de sua história, com uma inflação superior a 140%. Independentemente do resultado, este pleito marca, segundo especialistas, o fim de uma era na Argentina, encerrando o período do kirchnerismo iniciado há 20 anos com a eleição de Nestor Kirchner.

Incerteza até o ‘último instante’

A disputa é marcada pela incerteza, já que as pesquisas indicam um empate técnico entre Massa e Milei, com leve vantagem para o candidato ultraliberal. No primeiro turno, Massa surpreendeu ao obter 36,68% dos votos, enquanto Milei ficou em segundo com 29,98%. Esta é apenas a segunda vez desde 1994 que a Argentina realiza um segundo turno, adicionando um elemento de imprevisibilidade ao processo eleitoral.

Os eleitores enfrentam um clima de medo e raiva, com índices de rejeição superiores a 50% para ambos os candidatos. Na campanha do segundo turno, Milei adotou um tom mais moderado, evitando discursos polêmicos, enquanto Massa buscou se distanciar das críticas às políticas econômicas do governo.

Personalidades da cultura e da política manifestaram apoio aos candidatos, como o ator Ricardo Darín, que apoia Massa, e o escritor Mário Vargas Llosa, Nobel de Literatura, que está ao lado de Milei, juntamente com ex-presidentes de países latino-americanos de direita.

Uso de IA

Uma novidade nesta campanha eleitoral foi o amplo uso da inteligência artificial. A proposta foi a utilização de robôs para conquistar eleitores ou difamar o concorrente, adicionando uma dimensão tecnológica ao cenário político argentino.

Massa Milei Eleições Argentina

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas