Com baixa participação no primeiro turno, resultado do pleito depende de votos dos indecisos e daqueles que não votaram
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Os eleitores argentinos participam das eleições presidenciais neste domingo (19) em meio à disputa mais acirrada das últimas décadas. Os principais concorrentes são o peronista Sergio Massa, atual ministro da Economia da União Popular, e o oposicionista ultraliberal Javier Milei, do partido A Liberdade Avança.
A eleição é crucial para o futuro do país, que enfrenta uma das piores crises econômicas de sua história, com uma inflação superior a 140%. Independentemente do resultado, este pleito marca, segundo especialistas, o fim de uma era na Argentina, encerrando o período do kirchnerismo iniciado há 20 anos com a eleição de Nestor Kirchner.
Incerteza até o ‘último instante’
A disputa é marcada pela incerteza, já que as pesquisas indicam um empate técnico entre Massa e Milei, com leve vantagem para o candidato ultraliberal. No primeiro turno, Massa surpreendeu ao obter 36,68% dos votos, enquanto Milei ficou em segundo com 29,98%. Esta é apenas a segunda vez desde 1994 que a Argentina realiza um segundo turno, adicionando um elemento de imprevisibilidade ao processo eleitoral.
Os eleitores enfrentam um clima de medo e raiva, com índices de rejeição superiores a 50% para ambos os candidatos. Na campanha do segundo turno, Milei adotou um tom mais moderado, evitando discursos polêmicos, enquanto Massa buscou se distanciar das críticas às políticas econômicas do governo.
Personalidades da cultura e da política manifestaram apoio aos candidatos, como o ator Ricardo Darín, que apoia Massa, e o escritor Mário Vargas Llosa, Nobel de Literatura, que está ao lado de Milei, juntamente com ex-presidentes de países latino-americanos de direita.
Uso de IA
Uma novidade nesta campanha eleitoral foi o amplo uso da inteligência artificial. A proposta foi a utilização de robôs para conquistar eleitores ou difamar o concorrente, adicionando uma dimensão tecnológica ao cenário político argentino.
O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu uma adição de R$ 12 milhões em recursos durante nova visita a Brasília. Essa quantia, proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Silas Câmara, será direcionada para investimentos em infraestrutura, conforme anunciado pelo prefeito. Almeida permanece na capital federal em busca de mais verbas.
Amom Mandel, potencial candidato à prefeitura de Manaus nas Eleições de 2024, visitou a Feira da Banana para um diálogo com a administração do local. O objetivo foi compreender as principais demandas da feira. Mandel, conhecido por seu envolvimento em questões locais, busca entender as necessidades da população e fortalecer seu vínculo com os eleitores. Durante a visita, o deputado federal estava acompanhado do vereador William Alemão.
Durante a visita do ministro do Desenvolvimento, Wellington Dias, a Manaus, na última sexta (17), o prefeito David Almeida pode ter garantido uma estratégia para sua campanha de reeleição. A Prefeitura planeja abrir 10 novas ‘cozinhas comunitárias’ no próximo ano, com a ajuda do programa do governo federal ‘Brasil Sem Fome’. Com essa expansão, Almeida terá 25 restaurantes populares, fortalecendo ações e atendendo às necessidades alimentares da população mais carente.
O prefeito de Manaus, David Almeida, estará em Brasília nesta terça-feira (21) e quarta-feira (22), buscando recursos. Durante sua agenda de trabalho na capital federal, ele se reunirá com a bancada federal do Amazonas, defendendo a alocação de emendas parlamentares para financiar projetos, incluindo iniciativas de infraestrutura. Além dos dois viadutos atualmente em construção na capital amazonense, a prefeitura tem planos para a execução de pelo menos mais dois projetos dessa natureza.
O Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Deputado Roberto Cidade, compartilhou em suas redes sociais informações sobre reuniões realizadas durante o feriado com os vereadores Bessa e Allan Campelo. Hoje, estava programado um encontro com o vereador Capitão Carpê. Conforme os bastidores, essas reuniões fazem parte da articulação política que Roberto Cidade tem estabelecido em busca de apoio. Ele é um dos nomes cotados em um eventual projeto político para a Prefeitura de Manaus.
Deixe um comentário