O prefeito de Manaus e o senador Eduardo Braga discursaram em evento e teceram elogios mútuos
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
“David Almeida ainda tem certo capital político em Manaus, que poderia beneficiar a imagem do senador”. A declaração é do professor e analista político Anderson Fonseca, que conversou com o site O Poder a respeito do discurso elogioso feito pelo prefeito David Almeida ao senador Eduardo Braga (MDB) em um evento de anúncio do projeto da prefeitura Morar Melhor, realizado nesta segunda-feira (27).
Para Fonseca, a aproximação dos políticos é uma tentativa de Braga de tentar melhorar a imagem dele perante o eleitorado amazonense. “O senador tem uma forte rejeição, pelo menos na capital. Não sabemos dizer quais seriam as pretensões de Braga no que diz respeito às eleições do ano que vem”, afirmou.
O analista político considera David Almeida precisa de uma aliança devido aos rumores de que o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) Roberto Cidade tentará executar campanha para prefeitura em 2024. Dentro desse contexto, a aliança com Braga ajudaria Almeida em uma tentativa de reeleição, segundo Fonseca.
Durante o evento, Braga não poupou elogios ao senador. “Eu liguei para ele e disse: ´que nós não possamos nos afastar mais´ — na amizade, na questão política e parceira para ajudar o povo”, declarou.
Aliança
Almeida afirmou que nunca havia pensado em trabalhar com política até conhecer Braga, que o proporcionou uma “virada de chave”, segundo dito por ele, com relação ao assunto. “Em 2004, fui candidato a vereador e ele me ajudou. Quando ele foi candidato à reeleição para governador, fui, com ajuda dele, eleito a deputado estadual pela primeira vez”, disse.
Braga esteve presente no evento e discursou. Ele elogiou a gestão de Almeida. O empresário e aliado de Braga Jesus Alves (MDB), nomeado por Almeida como secretário da pasta de Habitação e Assuntos Fundiários, também esteve no local.
O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.
A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.
Deixe um comentário