AO VIVO

Economistas explicam benefícios da exploração de potássio no Amazonas

No entanto, governo federal deve transformar maior reserva de potássio do Brasil em terra indígena

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Diante da informação de que um grupo técnico da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foi designado para uma região de Autazes, no interior do Amazonas, para realizar trabalho de campo a fim de delimitar uma terra indígena Mura, a exploração desse importante minério pode ser impedida, já que a delimitação territorial fica sobre a área onde o minério foi identificado.

Economistas consultados pelo site O Poder explicam como a exploração do potássio pode desenvolver a economia de Autazes e do Amazonas.

Para o economista Origenes Martins, a mineração poderia ser o nosso terceiro polo de desenvolvimento econômico.

“Não só de potássio mas também como de outros minerais. Porque não explorar o potássio quando o Brasil depende dele ao menos 80% para a agricultura? Hoje temos que reconhecer que a economia brasileira depende do agronegócio. Então, se o Amazonas tem potencial suficiente para abastecer a economia brasileira porque não expolorar?, questionou Origenes.

Para a economista Michele Aracaty, é preciso analisar diversos aspectos antes de se decidir pela exploração. Porém, ela também destaca que a exploração desse minério ajudaria sim a desenvolver a economia.

“É sempre muito difícil dar ciência em relação ao aspecto ligado a questão econômica, principalmente quando se fala do século 21, quando essa decisão deve levar também o aspecto social e o aspecto ambiental. A exploração do minério e do potássio no caso é imprescindível para a economia regional porque ela vai gerar renda, mas, ela precisa levar em conta esses aspectos que eu citei.”, destaca Aracaty

‘Falsos indígenas’

Recentemente o senador Plínio Valério apontou que os indígenas que lutam pela demarcação de terras na região na verdade são pardos e mestiços, o que ele chamou de ‘falsos indígenas’.

Origenes Martins compartilha do mesmo pensamento. “Essa questão da exploração da Amazônia por si só já é bastante complexa porque nos temos um potencial grande que é impedido de ser utilizado por esses artifícios ilegais, travestidos de legalidade entre estes a demarcação de terras indígenas e pessoas que não tem nada haver com indígenas.”, declaoru Origenes ao site O Poder.

Veja reportagem anterior:

É proibida a reprodução destes conteúdos.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas