Com a chegada de dezembro, têm-se o início da Campanha Dezembro Vermelho, com o objetivo de apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão sobre o vírus
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
Em todo o mundo, 79,3 milhões de pessoas foram infectadas com o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) desde o início da epidemia do vírus, a partir dos anos 1980. Em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19, 680 mil pessoas morreram de complicações decorrentes da aids no planeta.
Com a chegada do mês de dezembro, têm-se o início da Campanha Dezembro Vermelho, com o objetivo de apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão sobre o vírus, mecanismos de prevenção e tratamento, reduzindo o preconceito.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil. Estima-se que 112 mil pessoas estejam com o vírus e não saibam. O dado reforça a importância da realização de testes para diagnóstico, sempre que uma pessoa passar por situações de risco, como sexo sem proteção.
Em Manaus foram registrados 1.631 novos casos de HIV de janeiro a outubro de 2021 em adultos, com predominância na faixa etária de 20 a 39 anos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Com a mobilização do Dezembro Vermelho, a rede municipal intensificou a oferta de teste rápido, disponível em 134 Unidades Básicas de Saúde (UBS), além da entrega de preservativos masculinos e femininos. Atividades educativas também foram intensificadas para orientar a população sobre a importância da prevenção.
Abaixo os principais sintomas da aids:
O melhor a fazer é se proteger. Use sempre preservativo. Faça seus exames periodicamente e se receber o diagnóstico positivo, realize o tratamento adequado e viva com saúde. Confira todas as ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Manaus no combate ao HIV em: semsa.manaus.am.gov.br.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.
O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.
Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.
Deixe um comentário