AO VIVO
Executivo - 15 de maio de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Deputados aprovam proposta para retirar seguranças do prefeito David Almeida

Por ocupar o cargo de governador interinamente em 2017, David tem direito de até dez policias civis e militares para segurança e apoio pessoal, com a nova lei, isso acaba

Por: Da redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Deputados estaduais do Amazonas aprovaram, nesta quarta-feira (15), uma alteração em redação de Lei que dispõe de até dez servidores, sendo até sete militares e três civis, para segurança e apoio pessoal a ex-governadores do estado. Com isso, os deputados tiram seguranças e assessores do prefeito David Almeida (Avante).

O projeto altera a Lei Estadual n.º 4.733/2018, que previa que teria direito ao benefício aqueles que ocupassem o cargo em “caráter permanente, decorrente de eleição ou de vacância”. David foi o único que assumiu interinamente o governo, em 2017, com a cassação do governador José Melo e do vice-governador Henrique Oliveira. Na época, David era presidente da Aleam e assumiu o cargo até a eleição suplementar.

Felipe Souza, autor da proposta e líder do governo na Aleam, propôs e a Assembleia acatou a retirada do termo “vacância” da lei para evitar que governadores interinos tenham acesso a benefícios excessivos, que poderiam acarretar custos adicionais para os cofres públicos.

“É fundamental assegurar a responsabilidade fiscal e o uso adequado dos recursos públicos, especialmente em um contexto de transição política. Este projeto visa promover uma gestão mais eficiente e transparente, alinhada com os princípios de boa governança”, disse o parlamentar.

Na discussão da matéria, o deputado Daniel Almeida (Avante), irmão de David, questionou a constitucionalidade da proposta. O presidente da Aleam (Assembleia Legislativa do Amazonas). No entanto, outros deputados defenderam que o PL estava apto para votação.

Felipe Souza disse ser: “Imoral. Agora, aqueles que foram eleitos ainda vá lá. Mas quem sentou interinamente, aí vai virar festa. Quando sentarem lá de forma interino, terão esse direito, isso não ta correto”, disse ao defender o projeto.

Votaram contra a proposta os deputados estaduais Daniel Almeida e Abdala Fraxe, aliado político do prefeito de Manaus. O PL segue para a sanção do governador Wilson Lima (União) para começar a valer.

#aleam David Almeida #Deputados

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

13/09
18:41

CONTROLE INTERNO

Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.

11/09
09:46

DESIGUALDADE POLÍTICA

O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.

11/09
09:44

BOLSONARO EM MANAUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.

11/09
09:42

NOVOS GESTORES

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.

Ver mais >>

Programas