O candidato da coligação ‘Avante Manaus’ diz acreditar que os jovens devem ser preparados para o mercado de trabalho desde o Ensino Fundamental
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa
O candidato à Prefeitura de Manaus, David Almeida (Avante), garantiu que, se for eleito, vai reestruturar a rede municipal de ensino e implantar a chamada Educação 4.0. O modelo de ensino passa por uma nova abordagem educacional, com atenção especial ao reforço e complementação escolar em matemática, além de reunir um conjunto de estratégias destinadas que contempla as necessidades da chamada Quarta Revolução Industrial.
David incluiu no seu Plano de Governo a criação do projeto piloto de ‘Tech Geeks’ no Ensino Fundamental, com aulas de programação, robótica, empreendedorismo e inglês. O candidato adiantou ainda que a prefeitura vai criar bolsas voltadas à iniciação científica júnior, para alunos de alto rendimento, e premiação por desempenho escolar, bem como criar o Portal de Conhecimento e a Rede Municipal de Bibliotecas Digitais.
“O mundo está mudando rapidamente com a internet e com as novas tecnologias. A nossa educação não pode ficar indiferente diante dessa nova realidade. Então, precisamos preparar os nossos jovens, e esse processo começa pelo investimento nos processos de atualização e qualificação dos professores, que são os grandes mestres de todas as profissões”, explica David.
O candidato observa que a economia da capital do Amazonas gira em torno do Polo Industrial de Manaus, (PIM) e, por essa razão, o Executivo municipal pode contribuir de forma efetiva com a formação do profissional do futuro desde o ensino fundamental, uma vez que a indústria de Manaus já começa a entrar na nova revolução.
“Os especialistas têm dito que a indústria 4.0, ou a quarta revolução industrial, poderá ser uma grande oportunidade de recuperação da indústria nacional, da qual o PIM faz parte. Portanto, vamos encarar o desafio de reformular, de direcionar o ensino fundamental para as tecnologias digitais, com o objetivo de bem preparar os nossos jovens para o cada vez mais exigente mercado de trabalho”, explica o candidato da coligação Avante Manaus.
Qualificação
David revela, ainda, que, na sua gestão, a Prefeitura de Manaus vai implantar o projeto ‘Geração 4.0’, que consiste em um conjunto de iniciativas de formação da mão de obra do futuro, qualificação profissional e incentivo aos projetos industriais de quarta geração, inclusive das pequenas e médias indústrias.
Segundo ele, em parceria com a iniciativa privada e com o Sistema ‘S’, a Prefeitura de Manaus vai criar o programa de qualificação dos jovens profissionais em técnicas como programação, robótica colaborativa e análise de dados, bem como estabelecer parcerias, principalmente com indústrias e universidades.
O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, foi condecorado pelo Grupo Ser Educacional em homenagem aos 30 anos da Uninorte. Junto a 19 autoridades, ele foi reconhecido por suas contribuições à educação. Alberto dedicou a homenagem aos membros do MPAM, destacando o compromisso da instituição com a defesa da ordem jurídica e da educação.
Nesta semana, o Comitê de Defesa da Amazônia (Condefesa) foi criado na FIEAM em Manaus, com o objetivo de integrar a indústria de defesa da região às Forças Armadas. Focado em temas como segurança cibernética e tecnologias sustentáveis, o Condefesa visa promover o diálogo entre setores e gerar empregos. Sua estrutura inclui um presidente, um vice, um diretor-executivo e conselheiros civis e militares.
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) anunciou a criação do Comitê de Enfrentamento às Queimadas no Controle Externo, durante a 33ª Sessão Ordinária. Aprovada por unanimidade, a iniciativa visa intensificar o controle e combate às queimadas no Amazonas, especialmente na seca. O comitê, composto por seis membros, avaliará a eficiência de programas ambientais e promoverá ações integradas entre estado e municípios para aprimorar as políticas de combate às queimadas e monitorar a legislação ambiental.
Uma carreata em Coari, chamada “Carreata da Gratidão”, mobilizou cerca de 30 mil pessoas, incluindo 12 mil motocicletas e diversos carros de passeio. O evento, que durou aproximadamente duas horas, percorreu dez bairros da cidade e teve a presença de Adail Pinheiro, seu filho Emanoel (candidato a vice-prefeito), do deputado federal Adail Filho, do atual prefeito Keitton Pinheiro, além de vereadores e outras autoridades locais. A mobilização ocorreu após o registro de candidatura de Adail Pinheiro ser deferido.
O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.
Deixe um comentário