O levantamento das intenções de voto para a prefeitura da capital foi realizado pelo instituto Paraná Pesquisas
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), aparece empatado tecnicamente com o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) nos dois cenários da pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são previamente apresentados aos entrevistados. O levantamento das intenções de voto para a prefeitura da capital foi realizado pelo instituto Paraná Pesquisas.
No primeiro cenário, David Almeida obtém 29,3% das intenções de voto, enquanto Amom Mandel registra 25,9%. No segundo cenário, o atual prefeito mantém a liderança com 29,5%, enquanto o deputado soma 26,4%. Em ambos os cenários apresentados, eles estão empatados tecnicamente, dada a margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), figura como terceiro colocado em ambos os cenários, com 11,5% e 12% das intenções de voto, respectivamente.
Marcelo Ramos, recém-filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) por convite do presidente Lula, aparece em quinto lugar em ambas as simulações, com 6,3% e 6,8% das intenções de voto, respectivamente. Ele está tecnicamente empatado com Roberto Cidade (União Brasil), que registra entre 7,6% e 7,8% das intenções de voto.
Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.
O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.
O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.
Deixe um comentário