AO VIVO
Executivo - 22 de dezembro de 2023
Foto: Reprodução

David Almeida vai à PF após ser alvo de difamação por IA

De acordo com Almeida, circulou durante a madrugada um áudio manipulado em que sua voz faz declarações de ataque aos professores da rede municipal de ensino

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), esteve nesta sexta-feira (22), na sede da Polícia Federal para registrar uma denúncia de que foi ‘vítima de inteligência artificial (IA)’. De acordo com Almeida, circulou durante a madrugada um áudio manipulado em que sua voz faz declarações em ataque aos professores da rede municipal de ensino.

Almeida enfatizou que já identificou os responsáveis pelo compartilhamento do áudio e que, ao tomar conhecimento da situação, teria cumprido agenda normalmente. Apenas após verificar a repercussão tomou a decisão de registrar a denúncia.

As declarações no arquivo contém ofensas aos professores e faziam referências ao pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

TSE preveu uso de IA no pleito 2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil está ativamente envolvido na discussão sobre a utilização da inteligência artificial (IA) nas eleições, especialmente no contexto das eleições municipais de 2024. O presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes, destacou a necessidade urgente de o Congresso Nacional regulamentar o uso da IA nas eleições, citando preocupações específicas com a transparência e o potencial de desinformação. Ele ressaltou que a falta de transparência nos algoritmos de IA pode levar à impunidade e a um controle ineficaz, considerando a IA um “mecanismo muito perigoso” nesse contexto​​.

Além disso, o TSE está trabalhando em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para combater a desinformação que pode ser gerada por meio da IA. Esta colaboração visa aprimorar a eficácia na comunicação de decisões judiciais relacionadas ao bloqueio de sites que disseminam informações falsas sobre o processo eleitoral. A parceria entre TSE e Anatel baseia-se no Marco Civil da Internet, que responsabiliza os usuários por práticas ilegais nas redes sociais, incluindo a disseminação de desinformação via IA​​.

Moraes defendeu punições severas para os que utilizarem a IA para criar desinformação, como vídeos e áudios falsos, que possam influenciar o resultado das eleições. Ele propõe a cassação do registro dos candidatos envolvidos em tais práticas, e, caso já eleitos, a cassação do mandato e a inelegibilidade, além de responderem a sanções penais​​.

David Almeida polícia federal #Denúncia IA

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

28/02
17:10

DAVID E VALDEMAR?

Esta semana, cresceram as especulações de que o prefeito David Almeida se encontraria com o presidente nacional do PL para supostamente tratar do seu ingresso à legenda de Bolsonaro. Nem ontem nem hoje aconteceu encontro algum, de acordo com a agenda de Valdemar da Costa Neto até esta quarta-feira (28). Fala-se até em uma chapa encabeçada por David, com o deputado Alberto Neto como vice; no entanto, Neto afirmou em entrevista nesta terça-feira (27) que é o pré-candidato da direita em Manaus e conta com o apoio do ex-presidente.

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

Ver mais >>

Programas