AO VIVO

David Almeida abre queixa-crime contra Wilker Barreto por difamação

O prefeito de Manaus e o deputado estadual vão se enfrentar em audiência preliminar de conciliação, no dia 25 de maio

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

Os embates entre o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) foram parar na Justiça do Amazonas. Isso porque o chefe do Executivo municipal moveu uma queixa-crime contra o parlamentar, alegando difamação.

O site O PODER teve acesso ao processo (0438245-24.2023.8.04.0001) na íntegra, que corre em segredo de justiça e foi distribuído, no último dia 1°, para a 15ª Vara do Juizado Especial Criminal da Comarca de Manaus. No dia 25 de maio, as partes envolvidas na ação vão participar de audiência preliminar de conciliação, de forma híbrida, marcada pela juíza Sanã Nogueira de Oliveira.

O conteúdo da queixa-crime tem como base as acusações feitas por Wilker nas redes sociais, em novembro do ano passado, onde ele publicou um vídeo com o título “David Almeida está supostamente envolvido com superfaturamento e facção criminosa”, que contém imagens, manchetes jornalísticas e um discurso do parlamentar proferido durante sessão da Aleam. A primeira afirmação se refere à contratação de exames ginecológicos pelo governo do Amazonas – à época David era governador interino (2017), e a segunda ao prefeito da capital ter recebido apoio do crime organizado para vencer as eleições de 2020. Assista o vídeo inserido nos autos do processo:

A defesa de David Almeida ressalta que a ação “não se trata de mera irresignação de um Prefeito em face de um adversário político. Em verdade, o Querelante [Almeida] tem plena consciência do cargo que ocupa e das consequências que lhe advêm por ser figura pública. Acontece que o Querelado [Barreto], com único e exclusivo objetivo de ofender, humilhar e desonrar o Querelante, produziu e divulgou vídeo cujo conteúdo se mostra ofensivo à reputação do Querelante”, diz um trecho da apelação.

Para os advogados, o vídeo tem o “intuito de criar uma confusão mental nos cidadãos amazonenses e prejudicar a honra” do chefe do Executivo. “Contudo, há uma enorme diferença entre criticar o gestor – seja nas redes sociais ou no parlamento – e difamá-lo”, afirma a defesa.

Foro privilegiado

Na última sexta-feira (17), a Procuradoria-Geral da Aleam recorreu ao Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas  (TJAM) para pedir o trancamento da queixa-crime apresentada por David Almeida. O procurador-geral da Casa, Robert Wagner Oliveira, alega que, por ser deputado estadual, Wilker possui foro privilegiado e, por esse motivo, só pode ser julgado pelos desembargadores.

“No caso dos autos, propõe-se a presente reclamação considerando que o Juízo de Direito da 15ª Vara do Juizado Especial Criminal designou audiência de conciliação, dando livre curso à queixa-crime proposta contra Deputado Estadual, detentor de foro por prerrogativa de função junto a este colendo TJAM”, afirma o procurador-geral.

A Procuradoria também ressalta que Wilker goza de imunidade parlamentar e que as falas dele inseridas no vídeo ocorreram na tribuna da Aleam, além do deputado possuir “estreita correlação” com os fatos investigados pela CPI da Saúde, que investigou contratos com superfaturamento, em 2017.

Em relação à acusação do envolvimento de David com facções criminosas feitas por Wilker, a Procuradoria disse que os dados do relatório de inteligência da segurança pública estadual tiveram ampla divulgação nos veículos de imprensa após vazamento.

Tudo ‘tranquilo’

Nesta quarta-feira (22), David Almeida comentou, em poucas palavras, o andamamento da ação contra Wilker Barreto. Ele se limitou a dizer que se sente “tranquilo” com o caso.

“Eu vou dar oportunidade para ele [Barreto] provar na Justiça o seu pronunciamento. Então, a Justiça vai definir”, disse o prefeito à rede Onda Digital.

Foto: Reprodução/Internet

David Almeida queixa-crime #Wilker Barreto difamação

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas