AO VIVO

Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar divulga datas da “Semana Justiça pela Paz em Casa” para este ano

Manaus|AM A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Amazonas (Cevid/TJAM), que tem à frente a desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, divulgou as datas das três edições do programa “Justiça pela Paz em Casa” para o exercício de 2023. De acordo com cronograma fixado pelo […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus|AM

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Amazonas (Cevid/TJAM), que tem à frente a desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo, divulgou as datas das três edições do programa “Justiça pela Paz em Casa” para o exercício de 2023. De acordo com cronograma fixado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ação será realizada entre os dias 6 a 10 de março, 14 a 18 de agosto e 20 a 24 de novembro.

A desembargadora Graça Figueiredo destaca que a realização da “Semana Justiça pela Paz em Casa” segue orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem a finalidade de ampliar a efetividade da Lei n.º 11.340/2006 (“Lei Maria da Penha”). Em 2022, as três edições (20.ª, 21.ª e 22.ª) contaram com quase 4.800 audiências pautadas, incluindo a capital e o interior do Estado.

“Com as datas definidas, a Cevid começará a se organizar para a primeira edição do evento neste ano, que acontecerá na semana de 6 a 10 de março, no sentido de pautar o maior número possível de audiências e, assim, continuar contribuindo para a celeridade na tramitação dos processos que tramitam nos ‘Juizados Maria da Penha’, na capital, e nas Varas do interior”, disse a coordenadora da Cevid/TJAM.

Audiências e ações de conscientização

O projeto, iniciado ainda em 2015, conta com três edições anuais: a primeira promovida no mês de março, marcando o “Dia Internacional da Mulher”; a segunda no mês de agosto, por ocasião do aniversário de sanção da “Lei Maria da Penha”; e a última edição em novembro, em alusão ao “Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher”, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Além das audiências pautadas, a “Semana Justiça pela Paz em Casa” também inclui ações organizadas pelas equipes multidisciplinares dos Juizados com o objetivo de dar visibilidade à questão da violência de gênero, estimular que esses crimes sejam denunciados e divulgar os diversos canais que integram a rede de proteção às vítimas desse tipo de crime.

#PraTodosVerem – a foto que ilustra a matéria mostra a desembargadora Graça Figueiredo na abertura da edição da Semana Justiça pela Paz em Casa, em agosto do ano passado. Ela usa um blazer de linho, na cor bege, sobre uma camiseta de malha branca que tem a logomarca da campanha, e fala ao microfone. Ao lado dela, um banner branco com o desenho vermelho de mão de uma pessoa, espalmada (em posição de “basta”) e, abaixo dele, a frase: Não à violência contra a mulher.

 

Com informações Sala de Imprensa* 

Foto: Raphael Alves / 08/03/2022

coordenadoria coordenadoria mulher violencia mulher violência ações

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas