A decisão, comunicada por meio de nota pelo partido, foi definida neste sábado (1/6), seguindo orientação da direção nacional e acordada com a diretoria local da legenda
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Em uma reviravolta no cenário político de Manaus, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) rompeu a aliança com o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), e transferiu seu apoio para o ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT), pré-candidato apoiado pelo presidente Lula à prefeitura de Manaus. A decisão, comunicada por meio de nota pelo partido, foi definida neste sábado (1/6), seguindo orientação da direção nacional e acordada com a diretoria local da legenda. De acordo com informações de bastidores, a articulação foi feita em Brasília com o apoio de Lula.
No início de abril deste ano, o PDT no Amazonas havia anunciado oficialmente o apoio à pré-candidatura de Roberto Cidade.
“Que nos fez uma proposta de compromisso para Manaus e seus munícipes”, justificou o partido em nota publicada.
Na ocasião, o partido explicou que houve a retirada da pré-candidatura do médico indígena Israel Tuyuka da corrida pela Prefeitura de Manaus. “…que anunciou sua pré-candidatura para prefeito de sua cidade natal, São Gabriel da Cachoeira. Essa decisão foi uma escolha pessoal do pré-candidato.”
Antes da decisão de apoio a Roberto Cidade, houve também conversas com outros pré-candidatos à prefeitura da capital, como o prefeito David Almeida (Avante) e Marcelo Ramos, conforme o partido.
Veja a nota do PDT enviada à imprensa neste sábado:
As Comissões Municipal de Manaus e a Estadual do PDT/AM declaram apoio ao pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Marcelo Ramos
Decisão foi tomada seguindo orientação da direção nacional e acordada com a diretoria local do partido
A direção do Partido Democrático Trabalhista (PDT/AM) se reuniu, neste sábado (1/06), com os pré-candidatos(as) a vereador(a) em Manaus, para tratar da decisão de atender a orientação nacional do partido de apoio ao pré-candidato a prefeito da capital amazonense, Marcelo Ramos (PT). O objetivo é avançar com um compromisso político que traga melhorias para Manaus e fortaleça o protagonismo de atuação do partido no campo progressista.
O PDT/AM, que chegou a manter entendimentos com o deputado estadual Roberto Cidade (UB), informou que a decisão de apoiar Marcelo Ramos, sem demérito ao pré-candidato do União Brasil, foi tomada após o Congresso Nacional do Partido, que aconteceu em Brasília.
O presidente regional, Luiz Castro, esclareceu que a mudança se fez necessária em virtude de compromissos políticos, e que a prioridade do partido, atualmente, é voltar a ter representação na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Para o presidente municipal do PDT/AM, engenheiro Machadão, o momento é de unir forças com o pré-candidato ao executivo municipal, em benefício da população manauara.
“Reafirmamos que todo o processo foi conduzido de forma franca. Precisamos estar unidos e fortes para que nosso objetivo seja alcançado”, concluiu Machadão.
O PDT/AM possui 09 pré-candidaturas próprias às prefeituras do interior do Amazonas e aproximadamente 400 pré-candidatos a vereador, em 39 municípios. Para 2024, o partido almeja ter o melhor resultado em número de votos e candidatos eleitos, além de prestar efetiva contribuição para o plano de governo de Marcelo Ramos.
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu investigação sobre a viagem do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), a Saint Barthélemy, no Caribe, após denúncias de possível custeamento com recursos públicos. O prefeito nega irregularidades e afirma ter arcado com os custos.
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) decidiu anular os três editais do concurso público realizado em setembro de 2024, após recomendação do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A decisão foi tomada com o apoio de 23 dos 24 vereadores e da Procuradoria-Geral da Casa, devido a falhas que comprometeram a transparência do certame.
Após 14 anos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) voltará a realizar um concurso público. O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (13) que o certame oferecerá 100 vagas, sendo 60 para nível superior e 40 para nível médio, além de um cadastro reserva com 200 vagas.
Uma nova pesquisa da Ipsos-Ipec, divulgada nesta quinta-feira (13), indica um crescimento na insatisfação com o governo do presidente Lula (PT). O levantamento mostra que 41% dos brasileiros classificam a gestão como “ruim” ou “péssima”, um aumento de sete pontos percentuais em relação a dezembro de 2024, quando o índice era de 34%.
Janaína Jamilla anunciou sua saída do Fundo Manaus Solidária após dois meses no cargo. Em postagem nas redes sociais, afirmou que deixará a função para se dedicar aos negócios e à família. Nomeada em janeiro, sua escolha foi questionada por falta de formação técnica na área. Ex-candidata pelo Avante, ocupava um cargo equivalente a subsecretária, com salário de R$ 22 mil. Em sua despedida, destacou projetos que coordenou, mas não mencionou o prefeito David Almeida ou a primeira-dama.
Deixe um comentário