AO VIVO
Executivo - 08 de outubro de 2020
Foto:

Cinco são presos temporariamente durante operação da PF, nesta quinta

Ao todo, a Polícia Federal prendeu temporariamente, nesta quinta-feira (8), cinco pessoas, dentre elas, o ex-secretário de Saúde e o marido da ex-secretária de Comunicação, Daniela Assayag

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

A Polícia Federal (PF) prendeu, nas primeiras horas desta quinta-feira (8), durante desdobramento da operação ‘Sangria’, que investiga possíveis desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro, cinco pessoas temporariamente.

Dentre elas, o ex-secretário de Saúde do Estado, Rodrigo Tobias; Carlos Avelino Júnior, empresário e marido da ex-secretária de Comunicação do Estado, Daniela Asssayag; o empresário Gutemberg Alencar; a ex-secretária-executiva de Saúde, Dayana Mejia e Ronald Gonçalo Caldas Santos.

Ainda na manhã desta quinta, a casa e o gabinete do vice-governador, Carlos Almeida, também foi alvo da operação da PF. A corporação inclusive apreendeu o celular de Almeida.

De acordo com nota emitida pela Polícia Federal, a operação desta quinta teve apoio do Ministério Público Federal e da Controladoria-Geral da União. A ‘Sangria’ investiga fatos relacionados a possíveis práticas de crimes, como pertencimento a organização criminosa, fraude à licitação, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.

Ao todo, a operação visa a cumprir 14 mandados judiciais expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), dos quais nove são de busca e apreensão e cinco de prisão temporária, todos cumpridos em Manaus.

Fases

Na primeira fase da operação, verificou-se que uma empresa comercializadora de vinhos, utilizando-se de empréstimo de dinheiro, adquiriu de uma empresa local os respiradores pulmonares. Em seguida, revendeu-os ao Estado do Amazonas com preço superfaturado. Já o dinheiro recebido pelo governo do Amazonas foi remetido ao exterior, para uma empresa aparentemente de fachada.

A partir dos elementos de prova, após o cumprimento dos mandados judiciais na primeira fase, identificou-se que mais funcionários do alto escalão da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) também participaram do processo de contratação fraudulenta para favorecer grupo de empresários locais, sob orientação da cúpula do governo do Estado.

Há indícios de que a aquisição destes respiradores pulmonares seria apenas o início de outros esquemas de compra de equipamentos que seriam realizados durante a pandemia do Covid-19, na medida em que, na primeira fase ostensiva, foram apreendidas consideráveis propostas de preços de respiradores pulmonares de diferentes empresas na posse de apenas um empresário, sem razões aparentes.

Observou-se, ainda, a participação efetiva de sócio oculto ligado a uma empresa investigada, o qual, com o lucro obtido de maneira fraudulenta, investiu na aquisição dos testes rápidos para Covid-19, com a finalidade de revender ao Estado do Amazonas e aumentar o proveito da vantagem obtida de maneira ilícita.

Nota

Em nota, o governo do Amazonas informou que está contribuindo com a apuração dos fatos pela Polícia Federal e órgãos de controle e que a ação de busca e apreensão, desencadeada nesta quinta-feira, envolve, em grande parte, pessoas que já não fazem mais parte da estrutura de governo, bem como servidores que não atuam como ordenadores de despesas ou tenham poder de decisão na estrutura do Estado ou da investigação em questão.

*Matéria atualizada às 8h42 para acréscimo de informação

 

COMENTÁRIOS:

C
Carlos Almeida é alvo de operação da Polícia Federal - O Poder
[…] Cinco são presos temporariamente durante operação da PF, nesta quinta […]
P
PEDRO MARTINS
Está na hora de da voz dw prisao a este, governador chefe de quadrilha que surrupiou o dinheiro na hora mais precisa da pandemia.
P
PEDRO MARTINS
Tem que prender todos.
P
Preso em operação da PF já foi segurança de Amazonino Mendes, destaca site - O Poder
[…] Cinco são presos temporariamente durante operação da PF, nesta quinta […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

08/07
18:15

REJEIÇÃO LULA

Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

08/07
18:00

NEPOTISMO DAVID REIS

O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.

08/07
17:59

CMM RECESSO

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.

08/07
17:56

GASTO LULA

O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.

27/06
20:37

MAIS DEPUTADOS

O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.

Ver mais >>

Programas