AO VIVO

CGU orienta ministérios sobre apuração de envolvimento de servidores federais em atos antidemocráticos

Se configurado apoio, facilitação ou participação, corregedorias deverão instaurar processos administrativos disciplinares para a devida responsabilização

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS |

A Controladoria-Geral da União (CGU) enviou, nessa quarta-feira (11), ofício aos Ministérios com orientações para a devida apuração de casos envolvendo agentes públicos federais, quer sejam servidores ou empregados públicos, que tenham apoiado, facilitado ou participado das ações antidemocráticas de invasão e de vandalismo ocorridas no dia 8 de janeiro, em Brasília (DF), nas sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Segundo a orientação da CGU, os servidores com eventual participação na depredação dos órgãos dos três poderes podem ter incorrido em faltas graves passíveis de apuração e punição disciplinar por violarem o dever de zelar pela conservação do patrimônio público e de manter conduta compatível com a moralidade administrativa, nos termos da Lei nº 8.112/1990.  

 A medida já havia sido anunciada pela CGU no domingo (8) e busca orientar os secretários-executivos das pastas ministeriais do Poder Executivo Federal e as respectivas unidades setoriais de correição a proceder à devida instauração de Investigação Preliminar Sumária (IPS), com a finalidade de coletar elementos de informação acerca da autoria e materialidade e de modo a subsidiar a decisão quanto à necessidade de instauração de processos de responsabilização. Uma vez confirmado o apoio, facilitação ou participação do agente público nos atos, deverá ser instaurado o devido Processo Administrativo Disciplinar (PAD).  

Denúncias 

 Na segunda-feira (09/01), a CGU enviou ofício aos órgãos e entidades federais informando a criação do assunto “Atos terroristas de 8 de janeiro” na plataforma Fala.BR (https://falabr.cgu.gov.br/),  a fim de que a sociedade e as ouvidorias públicas identifiquem as manifestações que se relacionem às ações antidemocráticas.

Confira na integra o ofício: https://bit.ly/3Zw4GR6

Além de possibilitar melhor tratamento e transparência à sociedade dessas demandas, o objetivo da medida tempestiva adotada pela Ouvidoria-Geral da União (OGU) é reforçar a importância da participação popular na identificação dos responsáveis. As cidadãs e os cidadãos que queiram colaborar devem atentar para o uso do formulário correto de denúncia, no link: https://bit.ly/3QzjdHH .

Com informações de Assessoria*

Foto: Divulgação 

Ministérios CGU

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas