AO VIVO

CGU apura possível fraude em cartão de vacinação de Bolsonaro antes de retirar sigilo

Órgão teme autorizar divulgação do documento com informações falsas;

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

PAÍS |

Controladoria-geral da União (CGU) analisa o fim do sigilo sobre a caderneta de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O órgão não definiu quando fará a retirada do sigilo do cartão para verificar a veracidade dos dados. A CGU afirma que precisa de mais tempo para investigar a possibilidade de fraude no documento.

Há suspeitas de que hackers tenham incluído dados falsos nos registros do sistema do Ministério da Saúde. Isso porque em janeiro deste ano um grupo de hackers divulgou um cartão de vacinação que, supostamente, seria de Bolsonaro. Nele, constava o registro de uma dose da vacina contra a Covid-19 aplicada em uma unidade de saúde de São Paulo em 19 de julho de 2021.

Entretanto, nesse dia, Jair Bolsonaro estava em Brasília. A CGU investiga também outras tentativas de inserção de dados no cartão e se isso teria sido feito por um hacker ou mesmo um servidor público.

Até o momento, a CGU não informou oficialmente a previsão para divulgação do documento. Nos bastidores, a cúpula da CGU estava com receio em autorizar a quebra de sigilo de um cartão de vacina que poderia conter informações falsas.

O cartão de vacinação de Bolsonaro estava entre os documentos que ele colocou sob sigilo de 100 anos. Assim que assumiu a presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou rever os sigilos da gestão passada

#Bolsonaro #Vacina #Covid-19

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

13/09
18:41

CONTROLE INTERNO

Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.

11/09
09:46

DESIGUALDADE POLÍTICA

O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.

11/09
09:44

BOLSONARO EM MANAUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.

11/09
09:42

NOVOS GESTORES

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.

Ver mais >>

Programas