AO VIVO
Executivo - 07 de abril de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Cappelli recebe selo de fake news em postagem após usar exemplo de TikTok para defender censura

Em um episódio controverso nas redes sociais, Ricardo Cappelli, ex-secretário do Ministério da Justiça e figura notável do governo Lula, foi objeto de checagem após uma de suas publicações no Twitter/X, plataforma de Elon Musk

Por: Pablo Medeiros
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Em um episódio controverso nas redes sociais, Ricardo Cappelli, ex-secretário do Ministério da Justiça e figura notável do governo Lula, foi objeto de checagem após uma de suas publicações no Twitter/X, plataforma de Elon Musk. Na manhã de sábado, Cappelli divulgou que o TikTok, aplicativo da gigante chinesa ByteDance, estaria banido dos Estados Unidos, uma informação que posteriormente se revelou inverídica.

Cappelli, em seu post, não apenas errou sobre o status do TikTok nos EUA mas também aproveitou para dirigir críticas ao empresário Elon Musk, referindo-se a ele como “valentão da extrema direita” e apontando uma suposta incoerência entre as ações do magnata e seu discurso a favor da liberdade de expressão. Ele insinuou que Musk estaria se beneficiando com o alegado banimento do concorrente TikTok em território norte-americano.

O tom da publicação intensificou-se quando o ex-secretário sugeriu que Musk considera o Brasil uma “República bananeira” onde ele pode desafiar a autoridade suprema da Corte. Cappelli, em sua conclusão, expressou solidariedade ao STF, apesar de sua afirmação inicial ter sido marcada como fake news pela própria rede social X.

Este incidente reflete as complicações na disseminação de informações por figuras políticas e a dinâmica cada vez mais intrincada entre liberdade de expressão, checagem de fatos e geopolítica nas plataformas digitais.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

23/01
19:40

PREFEITO TEFÉ ATRAÇÕES

O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.

23/01
19:39

PREFEITO BELÉM NOMEAÇÃO

O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.

23/01
19:39

DAVID PERDE PROCESSO

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.

23/01
19:38

LULA PEDALADA

A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

22/01
15:39

JULGAMENTO ADIADO

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.

Ver mais >>

Programas