AO VIVO
Executivo - 13 de novembro de 2023
Foto: Reprodução/Internet

Boulos e Janones também se reuniram com mulher de líder de facção

Encontros com Luciane Barbosa Farias ocorreram em Brasília no início de maio

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Assessores do Ministério da Justiça e Segurança Pública não foram as únicas autoridades a receber, em Brasília, a mulher de um dos líderes do Comando Vermelho. No Distrito Federal em maio, Luciane Barbosa Farias teve reuniões com mais aliados do governo Lula. Ela conversou, por exemplo, com o deputado Guilherme Boulos (Psol-SP) e com representante da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos, de Silvio Almeida. Além disso, posou para foto ao lado do deputado federal André Janones (Avante-MG).

Luciane é casada há 11 anos com Clemilson dos Santos Farias. Com apelido de Tio Patinhas no mundo do crime, ele é apontado como um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho no Amazonas. Tio Patinhas, que chegou a figurar no topo da lista de procurados pela polícia amazonense, foi preso em dezembro do ano passado. Condenado a 31 anos de prisão, ele cumpre pena no presídio de Tefé (AM).

Em 2022, ano em que o marido foi preso, Luciane criou a Associação Instituto Liberdade Amazonas. Na internet, a entidade afirma atuar em favor de presidiários. Fundadora, a mulher do líder do Comando Vermelho aparece como presidente da iniciativa, que, entre outros pontos, busca articular “melhorias para os familiares, internos e egressos dentro da legalidade”.

Na função de presidente do instituto, a mulher de Tio Patinhas foi para Brasília em maio. No dia 4 daquele mês, Luciane postou foto em que aparece ao lado de Boulos, pré-candidato com apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura de São Paulo. Pelo Instagram, ela afirmou ter sido “recebida e ouvida com toda atenção” pelo parlamentar socialista. Ela aproveitou para agradecer pelo encontro: “Muito obrigada”, registrou a mulher do membro do Comando Vermelho.

No mesmo dia, Luciane posou ao lado da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS). De acordo com a mulher de Tio Patinhas, a congressista comunista demonstrou “atenção e apoio” às pautas do instituto liderado por ela. A associação fundada por Luciane demonstra, até por meio de seu logotipo, o que defende: menos pessoas nas prisões, com o desenho de um par de mãos rompendo a corrente de uma algema como símbolo.

Ainda no Distrito Federal na semana seguinte, a mulher de Tio Patinhas teve tempo de ser recebida diretamente na sede do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, pasta sob comando de Silvio Almeida. No local, Luciane foi recebida por Erica Meireles de Oliveira, coordenadora da Coordenação do Gabinete da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos. Em pauta, a companheira do líder do Comando Vermelho destacou ações em defesa dos “direitos humanos da população carcerária do país”.

Em seu perfil pessoal no Instagram, Luciane ainda postou um vídeo de 26 segundos a respeito de sua viagem a Brasília. No material, ela aparece na sede do Conselho Nacional de Justiça, no plenário da Câmara dos Deputados e ao lado de Janones.

*Conteúdo reproduzido do site Revista Oeste

 

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas