AO VIVO
Executivo - 26 de fevereiro de 2024
Foto:

Ato pró-Bolsonaro é destaque na imprensa internacional

A imprensa internacional destacou a adesão maciça ao evento e as acusações de “tentativa de golpe” contra o ex-presidente

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ocorrida na Avenida Paulista (SP), neste domingo (25), teve repercussão na imprensa internacional que destacou a adesão maciça ao evento e as acusações de “tentativa de golpe” contra o ex-presidente. 

Bolsonaro afirmou, ao convocar seus apoiadores para o ato, que o objetivo era mostrar ao mundo “a fotografia” da insatisfação do povo com o rumo da política nacional. 

O jornal espanhol El País considera que a manifestação reforça a liderança de Bolsonaro após um ano de moderação. O ato também ocorreu três dias após o depoimento de Bolsonaro à Polícia Federal no âmbito do inquérito que investiga a suposta tentativa de “golpe”. 

O jornal inglês The Guardian segue a mesma linha, afirmando que “Bolsonaro está tentando mostrar que sua base é resiliente mesmo durante a investigação”. O jornal também destacou a participação de “dezenas de milhares” de manifestantes e classificou o ex-presidente como “extrema-direita”. 

O britânico Daily Mail também mencionou a adesão massiva ao evento como uma demonstração de apoio, apesar das acusações contra Bolsonaro. Segundo o jornal, uma multidão de apoiadores, vestindo as cores verde e amarelo da bandeira brasileira, lotou a Avenida Paulista, uma das principais vias da capital econômica do país. 

Também comentou sobre o assunto o jornal The Times of Israel, que destacou o apoio de Bolsonaro e dos manifestantes a Israel em resposta aos ataques do presidente Lula (PT), que comparou a luta de Israel contra o Hamas ao Holocausto. 

“Bolsonaro chegou agitando a bandeira israelense – uma rejeição aos comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na semana passada comparando a ofensiva de Israel em Gaza ao Holocausto – antes de colocar a mão no peito para o hino nacional. Várias bandeiras israelenses puderam ser vistas com destaque na multidão”, disse o The Times of Israel. 

A agência de notícias Reuters deu destaque às investigações contra Bolsonaro. Além do destaque classificou o ex-presidente como um “populista frequentemente comparado ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump”. 

Após reconhecer a adesão de “dezenas de milhares” de pessoas ao ato, o jornal francês Le Monde também rotulou Bolsonaro e seus apoiadores como “extrema-direita”, destacando as acusações de “golpe” que pesam contra o ex-presidente. 

Por sua vez, o jornal France 24 observou que, apesar das acusações, a manifestação foi uma demonstração da força política de Bolsonaro, que continua sendo “adorado” por seus eleitores. 

O The Korea Times, um dos mais antigos jornais em língua inglesa publicados diariamente na Coreia do Sul, afirmou que o evento foi uma “demonstração de poder em meio às investigações sobre um possível golpe”. 

Por sua vez, o site de notícias japonês BNN Breaking observou que a manifestação em São Paulo não apenas serviu como plataforma para Bolsonaro expressar suas queixas, mas também funcionou como um espelho que reflete as profundas divisões na sociedade brasileira. 

*Diário do Poder

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas