AO VIVO
Executivo - 08 de outubro de 2021
Foto:

Após 16 anos, David Almeida reaviva projeto encomendado por Serafim Corrêa para movimentar o turismo de Manaus

As gestões dos ex-prefeitos de Manaus, Amazonino Mendes e Arthur Neto, não deram continuidade ao projeto encomendado por Serafim Corrêa ao arquiteto Oscar Niemeyer

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O projeto do Parque Encontro das Águas, encomendado pelo deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), quando esteve no comando da Prefeitura de Manaus, finalmente sairá do papel após 16 anos. Na última semana, o prefeito David Almeida (Avante), juntamente com Serafim, visitou a Ponta das Lajes, no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste da capital, onde será construído o ponto turístico, que já recebe serviços de limpeza, capinação e primeiros cuidados para a organização da área, para futuras intervenções.

Ignorado pelas gestões dos ex-prefeitos de Manaus, Amazonino Mendes (sem partido) e Arthu Neto (PSDB), o projeto é assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sendo este um dos seus últimos trabalhos realizados por ele antes da sua morte. Ao elaborar o projeto, Niemeyer imaginou um memorial para abrigar um salão de exposições e um aquário de peixes da região, além de área para praça e restaurante, que explica o projeto e a forma arquitetônica adotada, “que sugere aos que chegam esse milagre da natureza”, conforme o arquiteto descreveu, à época da criação.

whatsapp image 2021 10 07 at 5.05.40 pm (1)

Visita técnica do prefeito David Almeida, do deputado Serafim Corrêa, do secretário de Educação Pauderney Avelino e do secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis (Imagem: Divulgação)

“Vamos procurar as bancadas estadual e federal e os vereadores, pois todos têm emendas. O parque é algo que vai ficar marcado na história da cidade de Manaus. O ponto mais bonito para se ver, mais aprazível para se contemplar o Encontro das Águas. Uma beleza natural que temos e que é pouco explorada. Vamos trabalhar para que esse projeto seja uma realidade já no nosso terceiro ano da administração”, afirmou David Almeida. A obra tem como objetivo fomentar o turismo e custou R$ 600 mil aos cofres públicos na época.

O encontro das águas dos rios Negro e Solimões sempre encantou milhares de pessoas que visitam Manaus e os moradores da cidade. Ele percorre quilômetros, deslizando sem misturar as águas, em um grande balé natural, espetáculo único. Nesta semana, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Carlos Valente, e o secretário municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis, também estiveram no local.

“O grande arquiteto e ícone Oscar Niemeyer projetou um parque para uma área icônica da capital e que muitos manauaras nunca conseguiram ter conhecimento. É um parque linear, cuja vista é, talvez, nosso maior símbolo natural: o Encontro das Águas. O prefeito David Almeida esteve no local e agora estamos retomando o projeto”, explicou Valente.

O projeto deve passar por realinhamento e tão logo os recursos sejam disponíveis, a prefeitura fará a licitação da obra. “É mais um passo extremamente positivo no desenvolvimento do turismo, na economia do Estado e na diversificação das ações do prefeito David Almeida”, completou o diretor-presidente do Implurb.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas