AO VIVO
Executivo - 08 de outubro de 2021
Foto:

Após 16 anos, David Almeida reaviva projeto encomendado por Serafim Corrêa para movimentar o turismo de Manaus

As gestões dos ex-prefeitos de Manaus, Amazonino Mendes e Arthur Neto, não deram continuidade ao projeto encomendado por Serafim Corrêa ao arquiteto Oscar Niemeyer

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

O projeto do Parque Encontro das Águas, encomendado pelo deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), quando esteve no comando da Prefeitura de Manaus, finalmente sairá do papel após 16 anos. Na última semana, o prefeito David Almeida (Avante), juntamente com Serafim, visitou a Ponta das Lajes, no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste da capital, onde será construído o ponto turístico, que já recebe serviços de limpeza, capinação e primeiros cuidados para a organização da área, para futuras intervenções.

Ignorado pelas gestões dos ex-prefeitos de Manaus, Amazonino Mendes (sem partido) e Arthu Neto (PSDB), o projeto é assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sendo este um dos seus últimos trabalhos realizados por ele antes da sua morte. Ao elaborar o projeto, Niemeyer imaginou um memorial para abrigar um salão de exposições e um aquário de peixes da região, além de área para praça e restaurante, que explica o projeto e a forma arquitetônica adotada, “que sugere aos que chegam esse milagre da natureza”, conforme o arquiteto descreveu, à época da criação.

whatsapp image 2021 10 07 at 5.05.40 pm (1)

Visita técnica do prefeito David Almeida, do deputado Serafim Corrêa, do secretário de Educação Pauderney Avelino e do secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis (Imagem: Divulgação)

“Vamos procurar as bancadas estadual e federal e os vereadores, pois todos têm emendas. O parque é algo que vai ficar marcado na história da cidade de Manaus. O ponto mais bonito para se ver, mais aprazível para se contemplar o Encontro das Águas. Uma beleza natural que temos e que é pouco explorada. Vamos trabalhar para que esse projeto seja uma realidade já no nosso terceiro ano da administração”, afirmou David Almeida. A obra tem como objetivo fomentar o turismo e custou R$ 600 mil aos cofres públicos na época.

O encontro das águas dos rios Negro e Solimões sempre encantou milhares de pessoas que visitam Manaus e os moradores da cidade. Ele percorre quilômetros, deslizando sem misturar as águas, em um grande balé natural, espetáculo único. Nesta semana, o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Carlos Valente, e o secretário municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Sabá Reis, também estiveram no local.

“O grande arquiteto e ícone Oscar Niemeyer projetou um parque para uma área icônica da capital e que muitos manauaras nunca conseguiram ter conhecimento. É um parque linear, cuja vista é, talvez, nosso maior símbolo natural: o Encontro das Águas. O prefeito David Almeida esteve no local e agora estamos retomando o projeto”, explicou Valente.

O projeto deve passar por realinhamento e tão logo os recursos sejam disponíveis, a prefeitura fará a licitação da obra. “É mais um passo extremamente positivo no desenvolvimento do turismo, na economia do Estado e na diversificação das ações do prefeito David Almeida”, completou o diretor-presidente do Implurb.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas