AO VIVO
Executivo - 13 de dezembro de 2023
Foto:

Analista político aborda ‘estratégia de jovialidade’ de Roberto Cidade

Um vídeo do político dançando forró tem gerado debates sobre as possíveis implicações políticas. O analista político Anderson Fonseca, em conversa com o site O Poder, analisou essa mudança de comportamento como parte de uma estratégia maior

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A transformação na postura e comunicação do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado Roberto Cidade (UB), pode indicar uma nova direção em sua pré-candidatura à Prefeitura de Manaus. Esta mudança, especialmente evidente em suas recentes atividades nas redes sociais, como um vídeo dele dançando forró, tem gerado debates sobre as possíveis implicações políticas. O analista político Anderson Fonseca, em conversa com o site O Poder, analisou essa mudança de comportamento como parte de uma estratégia maior.

Proximidade

Fonseca observou que as eleições municipais demandam uma abordagem mais pessoal, diferentemente das campanhas para cargos estaduais ou federais, onde as distâncias do público parecem maiores.

“Na época de eleição ou prévia das eleições tendem a se aproximar mais do seu eleitorado. E as eleições municipais são eleições mais próximas, mais de contato, como a gente diz. Diferente de uma eleição para deputado estadual, federal, senador, que parece que as distâncias são um pouco maiores. Aqui não, é bairro a bairro, é igreja a igreja, sindicato a sindicato, sociedade a sociedade, enfim. Você está mais próximo do seu eleitorado e com isso você tem que gerar uma espécie de identificação, uma identificação mais popular.”, explicou.

Apoio de Lima

O analista ainda mencionou a importância do apoio de figuras políticas influentes, como o governador Wilson Lima, na construção de uma imagem mais forte. O mesmo já foi feito por outros políticos de destaque, até mesmo, em âmbito nacional.

” E não é de todo surpreender que os políticos, e Roberto Cidade se encaixa nessa situação, vai também apelar para circunstâncias que tornem a sua visibilidade mais popular. A título de exemplo, outros que fizeram isso, como o Plano Nacional, o próprio Fernando Henrique Cardoso, quando foi concorrer às eleições presidenciais, tanto na primeira quanto no seu segundo mandato, arregaçou as mangas, andava de camisa mais aberta, comeu a famosa buchada lá no Nordeste, procurando mostrar que ele não era somente um intelectual, mas que ele tinha também uma identificação popular”, mencionou a estratégia.

Jovialidade como conquista e estratégia

Fonseca, analisando a estratégia de Cidade, destacou que, assim como figuras políticas anteriores que enfatizaram sua juventude e vigor – como correr na praia e praticar esportes radicais -, Cidade também procurou realçar aspectos de sua imagem que ressoassem com o público, o episódio em que ele dança forró, por exemplo.

“Cidade tomou medidas para se mostrar mais acessível e alinhado com as preferências culturais locais, evidenciado por sua aparição em um vídeo dançando forró, um gênero musical com forte apelo popular em Manaus.” explicou.

Essa abordagem parece seguir a ‘cartilha de 10 entre 10 políticos’ de se aproximar mais da população, especialmente por meio da mídia social e campanhas de marketing. Ele ressaltou que, embora essas ações possam parecer orgânicas ou espontâneas, elas são, na verdade, parte de um plano bem elaborado para impulsionar a candidatura de Cidade. “O impacto positivo ou negativo dessas estratégias ainda será determinado pelo tempo,” comentou Fonseca.

Por fim, o analista enfatizou que, por enquanto, Cidade parece estar seguindo um caminho já trilhado por muitos políticos no esforço de se conectar mais intimamente com seus eleitores.

eleições 2024 Jovialidade Estratégia Eleitoral Cultura Popular #Roberto Cidade prefeitura de manaus

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas