AO VIVO
Executivo - 13 de dezembro de 2023
Foto:

Analista político aborda ‘estratégia de jovialidade’ de Roberto Cidade

Um vídeo do político dançando forró tem gerado debates sobre as possíveis implicações políticas. O analista político Anderson Fonseca, em conversa com o site O Poder, analisou essa mudança de comportamento como parte de uma estratégia maior

Por: Leon Furtado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

A transformação na postura e comunicação do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado Roberto Cidade (UB), pode indicar uma nova direção em sua pré-candidatura à Prefeitura de Manaus. Esta mudança, especialmente evidente em suas recentes atividades nas redes sociais, como um vídeo dele dançando forró, tem gerado debates sobre as possíveis implicações políticas. O analista político Anderson Fonseca, em conversa com o site O Poder, analisou essa mudança de comportamento como parte de uma estratégia maior.

Proximidade

Fonseca observou que as eleições municipais demandam uma abordagem mais pessoal, diferentemente das campanhas para cargos estaduais ou federais, onde as distâncias do público parecem maiores.

“Na época de eleição ou prévia das eleições tendem a se aproximar mais do seu eleitorado. E as eleições municipais são eleições mais próximas, mais de contato, como a gente diz. Diferente de uma eleição para deputado estadual, federal, senador, que parece que as distâncias são um pouco maiores. Aqui não, é bairro a bairro, é igreja a igreja, sindicato a sindicato, sociedade a sociedade, enfim. Você está mais próximo do seu eleitorado e com isso você tem que gerar uma espécie de identificação, uma identificação mais popular.”, explicou.

Apoio de Lima

O analista ainda mencionou a importância do apoio de figuras políticas influentes, como o governador Wilson Lima, na construção de uma imagem mais forte. O mesmo já foi feito por outros políticos de destaque, até mesmo, em âmbito nacional.

” E não é de todo surpreender que os políticos, e Roberto Cidade se encaixa nessa situação, vai também apelar para circunstâncias que tornem a sua visibilidade mais popular. A título de exemplo, outros que fizeram isso, como o Plano Nacional, o próprio Fernando Henrique Cardoso, quando foi concorrer às eleições presidenciais, tanto na primeira quanto no seu segundo mandato, arregaçou as mangas, andava de camisa mais aberta, comeu a famosa buchada lá no Nordeste, procurando mostrar que ele não era somente um intelectual, mas que ele tinha também uma identificação popular”, mencionou a estratégia.

Jovialidade como conquista e estratégia

Fonseca, analisando a estratégia de Cidade, destacou que, assim como figuras políticas anteriores que enfatizaram sua juventude e vigor – como correr na praia e praticar esportes radicais -, Cidade também procurou realçar aspectos de sua imagem que ressoassem com o público, o episódio em que ele dança forró, por exemplo.

“Cidade tomou medidas para se mostrar mais acessível e alinhado com as preferências culturais locais, evidenciado por sua aparição em um vídeo dançando forró, um gênero musical com forte apelo popular em Manaus.” explicou.

Essa abordagem parece seguir a ‘cartilha de 10 entre 10 políticos’ de se aproximar mais da população, especialmente por meio da mídia social e campanhas de marketing. Ele ressaltou que, embora essas ações possam parecer orgânicas ou espontâneas, elas são, na verdade, parte de um plano bem elaborado para impulsionar a candidatura de Cidade. “O impacto positivo ou negativo dessas estratégias ainda será determinado pelo tempo,” comentou Fonseca.

Por fim, o analista enfatizou que, por enquanto, Cidade parece estar seguindo um caminho já trilhado por muitos políticos no esforço de se conectar mais intimamente com seus eleitores.

#Roberto Cidade prefeitura de manaus eleições 2024 Jovialidade Estratégia Eleitoral Cultura Popular

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

28/02
17:10

DAVID E VALDEMAR?

Esta semana, cresceram as especulações de que o prefeito David Almeida se encontraria com o presidente nacional do PL para supostamente tratar do seu ingresso à legenda de Bolsonaro. Nem ontem nem hoje aconteceu encontro algum, de acordo com a agenda de Valdemar da Costa Neto até esta quarta-feira (28). Fala-se até em uma chapa encabeçada por David, com o deputado Alberto Neto como vice; no entanto, Neto afirmou em entrevista nesta terça-feira (27) que é o pré-candidato da direita em Manaus e conta com o apoio do ex-presidente.

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

Ver mais >>

Programas