Na mais recente pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira (10), o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) lidera as intenções de voto para a prefeitura de Manaus, ficando à frente de David Almeida, atual prefeito e candidato à reeleição
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
Em pesquisa estimulada, quando são apresentados ao entrevistado opções de candidatos, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) lidera as intenções de voto para a prefeitura de Manaus, ficando à frente de David Almeida, atual prefeito e candidato à reeleição.
Na sondagem, conduzida pelo Instituto de Pesquisa do Norte (Ipen) e divulgada nesta quarta-feira (10), Amom é apontado como favorito em quatro cenários da estimulada, com percentuais que variam de 28,2% a 35,8% das intenções de voto.
Também de acordo com a pesquisa, em um cenário de segundo turno, Amom Mandel abre vantagem sobre David Almeida em mais de 8 pontos.
Primeiro turno
No primeiro cenário de primeiro turno, na pesquisa estimulada, Amom obteve 28,2% das intenções de voto, seguido por David com 24,7%, e Arthur Virgílio Neto, sem partido, com 6,7%.
No segundo cenário, Amom liderou com 33,3% das intenções de voto, seguido por David com 29,9%. Os outros candidatos incluídos foram Capitão Alberto Neto (PL) com 9,0%, José Ricardo (PT) com 8,4%, e Roberto Cidade (União Brasil) com 7,3%.
No terceiro cenário, Amom também liderou com 35,4%, seguido por David com 30,8%, Coronel Menezes com 12,4%, e Roberto Cidade com 8,0%. Neste cenário, chama atenção o fato de coronel Menezes aparecer como segundo colocado. Ele não é pré-candidato a prefeito; irá concorrer a vereador nas eleições deste ano após não ter sido lançado como pré-candidato a vice-prefeito na chapa do Partido Liberal (PL) em Manaus, junto com o deputado federal Alberto Neto.
O quarto cenário, com Amom, David, Capitão Alberto Neto e Roberto Cidade, mostrou Amom liderando com 35,8% das intenções de voto, seguido por David com 31,8%.
Segundo turno
A pesquisa também incluiu três cenários de segundo turno. No primeiro, com Amom e David, Amom venceria com 45,4% dos votos contra 37,1%. Em um segundo turno entre David e Capitão Alberto Neto, David teria 47,7% dos votos contra 27,8%. Já em um segundo turno entre David e Coronel Menezes, David teria 48,2% dos votos contra 27,3%. Aqui, coronel Menezes volta a se destacar.
Além disso, a pesquisa apontou o ex-prefeito Arthur Virgílio Neto como o político mais rejeitado, com 24,7% de rejeição, seguido por David Almeida com 12,6%.
A pesquisa foi realizada entre 25 de março e 3 de abril, com 1.000 entrevistados em locais movimentados de Manaus. O Ipen declarou um nível de confiabilidade de 95% e uma margem de erro de 3,09%.
O prefeito de Tefé, Nicson Marreira (União Brasil), anunciou a contratação de três atrações para a 22ª Festa da Castanha, evento tradicional do município. O anúncio gerou repercussão devido aos altos valores envolvidos.
O prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), escolheu uma prima de seu primo, o governador Helder Barbalho (MDB) para ocupar seu secretariado. Normando indicou a vereadora Nayara Barbalho da Cruz para chefiar a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade. A prefeitura alega critérios técnicos para a nomeação.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) rejeitou uma ação movida pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), contra o vereador Rodrigo Guedes (PP), que o chamou de “grosseiro” e “corrupto” em um post nas redes sociais. A decisão foi tomada pelo juiz Alexandre Henrique Novaes de Araújo, do 10º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus.
A recente decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) de bloquear R$ 6 bilhões destinados ao programa Pé-de-Meia desencadeou uma reação significativa da oposição, que agora articula pedidos de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) retomou as atividades nesta terça-feira, 21, mas adiou para quarta-feira, 22, o julgamento de dois casos de suposta inelegibilidade envolvendo os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro e Envira.
Deixe um comentário