AO VIVO

Amigo de ministro petista vira sócio de agência que atende o governo

Juliano Corbellini é próximo de Paulo Pimenta, titular da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O cientista político Juliano Corbellini, amigo do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, se tornou sócio da Nacional Comunicação. A movimentação societária ocorreu em março deste ano.

Corbellini é vice-presidente de Comunicação Institucional da empresa. A agência de publicidade está entre as que atendem o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pimenta e Corbellini são amigos desde a época do movimento estudantil no Rio Grande do Sul, e o cientista político seria padrinho de um dos filhos do ministro petista. A agência de publicidade ainda atende aos ministérios da Saúde, das Cidades e do Desenvolvimento Social.

Segundo informações do sistema de agendas dos ministros e a uma resposta obtida pelo veículo via Lei de Acesso à Informação, Juliano foi à Secom ao menos quatro vezes desde janeiro. Existem ainda registros de acesso do cientista político ao Palácio do Planalto, onde fica a Secom e o gabinete de Lula, em 22 dias nos três primeiros meses do ano, antes de ele se associar à Nacional Comunicação.

Em nota, Corbellini disse que possui uma “pequena participação [societária]” na agência e que ao ingressar na Nacional Comunicação, por sua “longa e séria carreira reconhecida pelo mercado publicitário”, ele já “tinha todos os contratos atuais”.

O amigo de Paulo Pimenta ainda disse atuar na área de planejamento da agência para todos os clientes, incluindo órgãos do governo federal.

Além disso, ele afirmou que já atuou nas campanhas de Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), Alexandre Kalil (PSD-MG) e Flávio Dino (PSB-MA), atual ministro da Justiça e Segurança Pública.

Por intermédio da assessoria, Paulo Pimenta disse que a agência é uma das outras 20 que prestam serviços para o governo. De acordo com ele, todas foram contratadas por meio de processos licitatórios ocorridos no governo anterior. O chefe da Secom, contudo, não informou que o seu amigo virou sócio de uma agência de publicidade na atual gestão petista.

“Agências que prestam serviços à administração pública atendem a critérios técnicos e jurídicos averiguados por órgãos federais responsáveis”, disse Paulo Pimenta. “Propostas técnicas são apresentadas por todas as agências concorrentes nos certames, nos quais vários critérios são listados.”

Processo contra a empresa do amigo de Paulo Pimenta

Em 2020, a Controladoria-Geral da União (CGU) abriu um processo administrativo de responsabilização contra a Nacional Comunicação por possíveis irregularidades em campanhas do Ministério do Turismo. As ações teriam sido realizadas dois anos antes.

O processo, que está em andamento, tramita sob sigilo. Em um relatório de 2021, a CGU informou que houve “direcionamento irregular de ações publicitárias” para a agência e “combinação imprópria” entre a empresa e uma diretoria do ministério.

O ato serviria para escrever documentos que justificaram a dispensa de seleção interna para a escolha da agência que realizaria ações de R$ 10 milhões. A Nacional Comunicação afirmou que o procedimento “ainda não está concluído e não há, portanto, nenhuma resolução sobre o caso”.

*Com informações da Revista Oeste

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

28/02
17:10

DAVID E VALDEMAR?

Esta semana, cresceram as especulações de que o prefeito David Almeida se encontraria com o presidente nacional do PL para supostamente tratar do seu ingresso à legenda de Bolsonaro. Nem ontem nem hoje aconteceu encontro algum, de acordo com a agenda de Valdemar da Costa Neto até esta quarta-feira (28). Fala-se até em uma chapa encabeçada por David, com o deputado Alberto Neto como vice; no entanto, Neto afirmou em entrevista nesta terça-feira (27) que é o pré-candidato da direita em Manaus e conta com o apoio do ex-presidente.

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

Ver mais >>

Programas