AO VIVO
Executivo - 12 de fevereiro de 2024
Foto: Reprodução/Internet

Amazonino Mendes: um ano da morte do visionário político do Amazonas

Nesta segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024, marca o primeiro ano desde o falecimento de Amazonino Armando Mendes, uma figura política proeminente na história do Amazonas e do Brasil; Missa lembra um ano do falecimento do ex-governador

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Nesta segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024, marca o primeiro ano desde o falecimento de Amazonino Armando Mendes, uma figura política proeminente na história do Amazonas e do Brasil. Como um dos políticos mais influentes do estado, Amazonino deixou um legado de realizações notáveis, moldando o cenário político e social da região.

Nascido em um seringal em Eirunepé (AM), Amazonino nasceu em 16 de novembro de 1939, e ao longo de sua vida construiu uma trajetória política extraordinária. Servindo como governador do Amazonas por quatro vezes, prefeito de Manaus em três ocasiões, e Senador da República pelo Amazonas, ele deixou sua marca indelével em todas as esferas do governo. Foi o político mais vitorioso da história do Amazonas.

Sua visão audaciosa e sua determinação incansável resultaram em projetos revolucionários que transformaram a realidade do estado, incluindo a criação da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), que representa um marco significativo no avanço da educação superior na região.

Amazonino Mendes

Foto: Reprodução/Internet

Amazonino faleceu no dia 12 de fevereiro de 2023, aos 83 anos, em São Paulo, após complicações decorrentes de pneumonia. Sua partida deixou um vazio na política brasileira, mas seu legado permanecerá vivo através das obras e dos projetos que realizou em vida.

Ao longo de sua carreira, Amazonino foi agraciado com diversas homenagens, tanto no Brasil quanto no exterior, reconhecendo seu papel como um gestor visionário e um realizador incansável.

Missa lembra um ano do falecimento de Amazonino

Em memória deste grande homem, parentes e amigos se reunirão hoje, segunda-feira, dia 12, para uma missa em sua homenagem. O evento será realizado na Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na rua Libertador, às 20h. Será uma oportunidade para relembrar e celebrar a vida e as contribuições de Amazonino Armando Mendes, um líder cujo impacto perdurará por gerações.

Homenagens no Teatro Amazonas

No dia 18 de fevereiro de 2023, o corpo do ex-governador Amazonino Mendes recebeu honras militares no último dos três dia de homenagens ao político, em velório com público de seis mil pessoas no hall principal de entrada do Teatro Amazonas, no Centro Histórico da capital. Após uma cerimônia religiosa reservada para a família, amigos do ex-chefe de Estado e autoridades, o caixão deixou o local e recebeu as honrarias do lado externo.

Artistas Rosa dos Anjos e Alfredo Araújo retrataram o ex-governador Amazonino Mendes (Foto: Thiago Gonçalves)

Para tentar chegar mais perto, admiradores do ex-governador chegaram cedo no Largo de São Sebastião. O caminhão do Corpo de Bombeiros, que trasladou o caixão, deixou o Teatro Amazonas por volta das 10h da manhã e percorreu pontos simbólicos da cidade.

Fãs levaram lembranças e se despediram de Amazonino (Fotos: Thiago Gonçalves)

O cortejo seguiu pelo bairro da Cachoeirinha, zona Sul, passando pelo Palácio da Justiça. Na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), servidores aguardavam em frente à instituição a chegada do corpo de Amazonino no carro do Corpo de Bombeiros, seguindo para o Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto e a sede do Governo do Estado, na Avenida Brasil. O cortejo seguiu para a solenidade de cremação, no bairro Tarumã, na zona Oeste de Manaus, onde ocorreu uma cerimônia reservada para a família.

O governador Wilson Lima esteve presente no funeral, juntamente com o vice-governador Tadeu de Souza, prestando condolências aos familiares e amigos do ex-governador do Estado. Também estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, prefeito de Manaus, David Almeida, presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Érico Desterro, entre outras autoridades.

#AmazoninoArmandoMendes #LegadoPolítico #PolíticaAmazônica #UmAnoSemAmazonino #Homenagem #Visionário #Saudades #Celebração #Memórias #Gratidão

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

30/01
12:16

DISCORDÂNCIAS DE DESTERRO

Na 2ª sessão ordinária do TCE-AM em 30/01/2024, o conselheiro Érico Desterro expressou descontentamento com a mudança de postura do tribunal em relação aos pedidos de vista, lamentando a proibição de vistas para ausentes na sessão, embora tenha usado esse recurso. Apesar de concordar com a nova decisão, pediu sua aplicação uniforme. Surpreendido com a publicação de uma resolução sobre mudanças nas datas das câmaras, alegou falta de aprovação pelo pleno, solicitando revisão do procedimento. Apesar da derrota nesse tema, comprometeu-se a manter as sessões às segundas-feiras até a alteração no Regimento Interno.

29/01
12:18

ALERTA DE BOLSONARO

Em live neste domingo (28), o ex-presidente Jair Bolsonaro alertou sobre políticos que estariam considerando mudar para o PL visando vantagens nas eleições municipais, deixando claro que seu grupo político não os apoiará. Ele ressaltou a vigilância dos eleitores de direita, destacando que não serão facilmente enganados. Coronel Alfredo Menezes reforçou esse aviso, direcionando aos “espertinhos que se fingem de direita”. Ele enfatizou ainda mais a mensagem, acrescentando referência indireta ao prefeito de Manaus, David Almeida, chamando-o de “pintor melancia oportunista”.

29/01
11:18

REFERÊNCIA

Em live neste domingo (28), o ex-presidente Jair Bolsonaro se defendeu de acusações de operar um suposto sistema de inteligência paralelo. Ao esclarecer sua “inteligência paralela”, ele relevou sua comunicação direta com o Coronel Alfredo Menezes no Amazonas, especialmente em situações críticas, como os incêndios na Amazônia. “Quando falei sobre minha inteligência paralela, quem é essa inteligência paralela? Tem um problema, está pegando fogo lá no Amazonas. Eu ligo para o coronel Menezes, certo? Menezes, como está essa questão dos incêndios aí? Porque a imprensa não está divulgando. E o cara me fala.”, declarou.

Ver mais >>

Programas