AO VIVO
Executivo - 13 de dezembro de 2021
Foto:

Amazonas mantém conceito ‘A’ em indicador de situação previdenciária da Secretaria Nacional de Previdência

A classificação foi determinada com base na análise dos indicadores relacionados à gestão e transparência e situação financeira e atuarial dos mais de 2 mil Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) brasileiros

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

A Fundação Amazonprev conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, conceito ‘A’ no Indicador de Situação Previdenciária (ISP-2021), divulgado pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia. A classificação foi determinada com base na análise dos indicadores relacionados à gestão e transparência e situação financeira e atuarial dos mais de 2 mil Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) brasileiros.

O governador Wilson Lima (PSC) destacou a responsabilidade do Estado com as contas públicas. “O reconhecimento à Amazonprev mostra que temos avançado na gestão financeira da nossa previdência, com transparência e responsabilidade, garantindo segurança aos nossos servidores”, frisou.

Na avaliação do presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib, a instituição alcança o conceito A em razão de sua cultura de gestão. “São três anos consecutivos de conceito A. Isso é reflexo do trabalho altamente zeloso e competente desenvolvido na instituição. Mais uma vez mostramos o quão seguro, transparente e equilibrado é o sistema previdenciário dos servidores públicos do Amazonas. Esse é um compromisso diário da alta direção que se dedica a manter os procedimentos protocolares regulamentados por Lei”, afirma Zogahib.

Conforme a Secretaria de Previdência, o ISP é um instrumento que permite aos segurados e à sociedade acompanhar a situação gerencial, administrativa e financeira de cada RPPS, bem como possibilita que seus gestores aprimorem estratégias para buscar resultados cada vez melhores. Com o resultado de 2021, o Amazonas se mantém em posição de destaque entre os 2.123 RPPSs do Brasil.

“Ser um dos melhores regimes previdenciários brasileiros, de acordo com o ISP-RPPS, nos coloca em um patamar realmente diferenciado, consolidando os três anos dessa gestão que soma esforços com o trabalho incansável dos servidores da instituição na busca pela excelência dos serviços prestados aos nossos aposentados e pensionistas”, reitera Zogahib.

Os dados e resultados do ISP-2021 podem ser conferidos na Planilha ‘ISP 2021 Resultado Consolidado Resultado Prévio’, disponível no site do Ministério do Trabalho e Previdência, no qual é possível consultar de forma dinâmica o cálculo do indicador deste e dos exercícios anteriores.

O ISP-RPPS foi instituído em setembro de 2017, pela Portaria SPREV nº 10/2017, para conferir visibilidade aos sistemas de previdência dos servidores públicos, fornecer critérios mais objetivos de comparação entre os entes federativos e maior controle social da situação de cada Regime.

Critérios

Certificações como o Pró-Gestão, recertificação da ISO-9001, manutenção do Certificado de Responsabilidade Previdenciária (CRP), bem como o bom desempenho financeiro e atuarial do Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas, administrado pela Fundação Amazonprev, contribuíram para a obtenção do conceito A.

Entre 2019 e 2021, a Fundação Amazonprev recebeu prêmios nacionais de melhor instituto de previdência do país, concedidos pela Associação Brasileira de Instituições Previdenciárias Estaduais e Municipais (Abipem) e pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem).

Além disso, em 2019, obteve o selo de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão), que mede a capacidade de gestão e modernização de sistemas previdenciários e estabelece, a partir de análise criteriosa, um ranking nacional. O certificado foi conferido pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ) que auditou a Amazonprev.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas