AO VIVO
Executivo - 13 de dezembro de 2021
Foto:

Amazonas mantém conceito ‘A’ em indicador de situação previdenciária da Secretaria Nacional de Previdência

A classificação foi determinada com base na análise dos indicadores relacionados à gestão e transparência e situação financeira e atuarial dos mais de 2 mil Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) brasileiros

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

A Fundação Amazonprev conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, conceito ‘A’ no Indicador de Situação Previdenciária (ISP-2021), divulgado pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia. A classificação foi determinada com base na análise dos indicadores relacionados à gestão e transparência e situação financeira e atuarial dos mais de 2 mil Regimes Próprios de Previdência Social (RPPSs) brasileiros.

O governador Wilson Lima (PSC) destacou a responsabilidade do Estado com as contas públicas. “O reconhecimento à Amazonprev mostra que temos avançado na gestão financeira da nossa previdência, com transparência e responsabilidade, garantindo segurança aos nossos servidores”, frisou.

Na avaliação do presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib, a instituição alcança o conceito A em razão de sua cultura de gestão. “São três anos consecutivos de conceito A. Isso é reflexo do trabalho altamente zeloso e competente desenvolvido na instituição. Mais uma vez mostramos o quão seguro, transparente e equilibrado é o sistema previdenciário dos servidores públicos do Amazonas. Esse é um compromisso diário da alta direção que se dedica a manter os procedimentos protocolares regulamentados por Lei”, afirma Zogahib.

Conforme a Secretaria de Previdência, o ISP é um instrumento que permite aos segurados e à sociedade acompanhar a situação gerencial, administrativa e financeira de cada RPPS, bem como possibilita que seus gestores aprimorem estratégias para buscar resultados cada vez melhores. Com o resultado de 2021, o Amazonas se mantém em posição de destaque entre os 2.123 RPPSs do Brasil.

“Ser um dos melhores regimes previdenciários brasileiros, de acordo com o ISP-RPPS, nos coloca em um patamar realmente diferenciado, consolidando os três anos dessa gestão que soma esforços com o trabalho incansável dos servidores da instituição na busca pela excelência dos serviços prestados aos nossos aposentados e pensionistas”, reitera Zogahib.

Os dados e resultados do ISP-2021 podem ser conferidos na Planilha ‘ISP 2021 Resultado Consolidado Resultado Prévio’, disponível no site do Ministério do Trabalho e Previdência, no qual é possível consultar de forma dinâmica o cálculo do indicador deste e dos exercícios anteriores.

O ISP-RPPS foi instituído em setembro de 2017, pela Portaria SPREV nº 10/2017, para conferir visibilidade aos sistemas de previdência dos servidores públicos, fornecer critérios mais objetivos de comparação entre os entes federativos e maior controle social da situação de cada Regime.

Critérios

Certificações como o Pró-Gestão, recertificação da ISO-9001, manutenção do Certificado de Responsabilidade Previdenciária (CRP), bem como o bom desempenho financeiro e atuarial do Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas, administrado pela Fundação Amazonprev, contribuíram para a obtenção do conceito A.

Entre 2019 e 2021, a Fundação Amazonprev recebeu prêmios nacionais de melhor instituto de previdência do país, concedidos pela Associação Brasileira de Instituições Previdenciárias Estaduais e Municipais (Abipem) e pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem).

Além disso, em 2019, obteve o selo de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão), que mede a capacidade de gestão e modernização de sistemas previdenciários e estabelece, a partir de análise criteriosa, um ranking nacional. O certificado foi conferido pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ) que auditou a Amazonprev.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

13/09
18:43

CANDIDATURA BARRADA

O TRE-AM rejeitou o registro de candidatura de Marquinhos Macil (MDB) para a eleição de prefeito de Apuí, impedindo-o de concorrer. A decisão, tomada em 12 de setembro, baseou-se em irregularidades nas contas de sua gestão e condenação por improbidade administrativa, conforme impugnações apresentadas pelo MP eleitoral, pelo PL e por um candidato a vereador.

13/09
18:41

CONTROLE INTERNO

Nesta sexta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sediou o II Encontro Estadual de Controle Interno, promovido com o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas (Ceciam). O evento focou na melhoria da administração pública e entregou Selos de Integridade a gestores que se destacaram pela adoção de boas práticas no Controle Interno.

11/09
09:46

DESIGUALDADE POLÍTICA

O estudo “As Chances de Ser Eleito: Branquitude e Representação Política” revela que homens têm 2,5 vezes mais chances de serem eleitos que mulheres. A pesquisa analisou dados do TSE e destacou que o financiamento e o gênero são os principais fatores que influenciam a eleição, com uma predominância de homens e brancos na Câmara.

11/09
09:44

BOLSONARO EM MANAUS

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Manaus no dia 28 de setembro para apoiar a chapa “Ordem e Progresso”, liderada pelo candidato à prefeitura Capitão Alberto Neto (PL) e a vice Professora Maria do Carmo (NOVO). O evento inclui uma carreata e um comício, com mais detalhes a serem divulgados posteriormente. Capitão Alberto Neto pediu que os apoiadores compartilhem a informação e compareçam ao evento.

11/09
09:42

NOVOS GESTORES

Na manhã desta terça-feira (10), ocorreram as eleições para os novos gestores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A desembargadora Carla Reis foi aclamada presidente do TRE-AM, e a atual presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha, foi eleita vice-presidente e corregedora do TRE-AM. No TJAM, o desembargador Jomar Fernandes foi aclamado presidente, Airton Gentil foi eleito vice-presidente e Hamilton Saraiva corregedor geral. A posse será no início de 2025, com mandato previsto para o biênio 2025-2027.

Ver mais >>

Programas