AO VIVO
Executivo - 01 de outubro de 2021
Foto:

Amazonas lidera em competitividade na região Norte e Nordeste segundo relatório do Centro de Liderança Pública

O Estado avançou três posições em 2021, passando da 14ª para 11ª colocação, sendo que na Região Norte, o Amazonas está em 1º lugar

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM | Com informações da assessoria de imprensa

Entre as 27 unidades da federação, o Amazonas está em 11º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados, sendo o representante do Norte mais bem colocado na classificação geral, ultrapassando ainda o estado do Ceará, o mais bem posicionado do Nordeste com a 12ª. posição. O levantamento é realizado desde 2011 e divulgado anualmente por meio do relatório do Centro de Lideranças Públicas (CLP).

Na Edição 2021, do Ranking de Competitividade dos Estados do CLP, Amazonas e Piauí mereceram destaque positivo, por terem sido os que mais ganharam posições em relação à edição de 2020. O estado ganhou três posições e o Piauí, saiu da 26ª para a 20ª colocação.

O estudo leva em conta indicadores considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos Estados brasileiros, distribuídos em 10 pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

No comparativo dos estados da região Norte, o Amazonas subiu sete posições no pilar de Sustentabilidade Ambiental, passando da 19ª para 12ª colocação, com melhoras nos indicadores de Emissões de CO2 (+2 posições) e Tratamento de Esgoto (+1).

Na avaliação, o Amazonas galgou ainda mais três posições no pilar Eficiência da Máquina Pública e Potencial de Mercado. Houve, ainda, ganho de colocação no pilar de Inovação (+1).

No pilar de Eficiência da Máquina Pública, o Estado subiu três posições em relação à edição de 2020, passando da 8ª para 5ª colocação, com destaque para o desempenho nos indicadores de Custo do Executivo/PIB e Oferta de Serviços Públicos Digitais (+4 posições cada), Custo do Legislativo/PIB (+2), e Custo do Judiciário/PIB e Índice de Transparência (+1 cada).

No pilar de Potencial de Mercado, o Amazonas também subiu três posições, passando da 4ª para a 1ª colocação, com melhora relativa no indicador de Taxa de Crescimento (+4 posições).

O titular da Secretaria de Administração e Gestão (Sead), Fabrício Barbosa, integrante do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Administração (Consad) pelo Amazonas, destaca que o relatório reúne dados para auxiliar gestores públicos a diagnosticar pontos fragilizados e elencar prioridades.

“O pilar de Eficiência da Máquina Pública agrega indicadores de eficiência, custo e transparência do setor público, onde subimos três posições. Estamos trabalhando, com o apoio do Governador Wilson Lima, para modernizar a gestão e entregar serviços eficientes, com foco no cidadão”, destacou Fabrício Barbosa.

“O Ranking de Competitividade dos Estados é uma poderosa ferramenta para balizar as ações dos governos estaduais e apoiar a elaboração de políticas baseadas em evidências”, completa o secretário da Sead.

Sustentabilidade

Segundo Relatório 2021, o Estado tem papel fundamental como indutor de um padrão ambientalmente sustentável de desenvolvimento econômico.

Os Estados com maiores avanços de colocação, no pilar sustentabilidade ambiental, foram Rio Grande do Sul (+7 posições), saltando da 13ª para 6ª colocação; Amazonas (+7), atingindo a 12ª posição; e Tocantins (+6), na 15ª colocação. Em contrapartida, a UF com maior queda de posição foi Roraima (-13).

 Indicadores

Segundo o Centro de Liderança Pública (CLP), as 27 unidades federativas foram avaliadas a partir de 86 indicadores, distribuídos nos dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros.

O relatório completo do Ranking pode ser encontrado no link https://www.rankingdecompetitividade.org.br.

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas