AO VIVO
Executivo - 27 de maio de 2024
Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE

Moraes critica reportagem do UOL sobre estratégia de Bolsonaro para 2026

A matéria, escrita pelas colunistas Carolina Brígido e Carla Araújo, foi baseada em depoimentos de ministros do TSE que preferiram permanecer anônimos

Por: Pablo Medeiros
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, manifestou críticas à reportagem do UOL sobre a estratégia da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para torná-lo elegível nas eleições de 2026. A matéria, escrita pelas colunistas Carolina Brígido e Carla Araújo, foi baseada em depoimentos de ministros do TSE que preferiram permanecer anônimos.

Moraes acusou as autoras de “inventar fatos e versões” sob o “manto do sigilo de fonte”. No entanto, sua nota não especificou quais trechos da reportagem ele considera inverídicos. O ministro também classificou o comportamento das fontes como “fofoqueiro” e antiético.

Além disso, Moraes criticou outro artigo do UOL, assinado pelo colunista Wálter Maierovictch, sobre o mesmo tema, lamentando que o autor tenha repercutido a reportagem anterior sem verificar as fontes.

“Infelizmente, ao haver esse tipo de publicação em veículo de relevância nacional como o UOL, constata-se que as fake news e notícias fraudulentas não ficam restritas apenas às redes sociais. Não há democracia sem uma imprensa forte, consciente e responsável. Essa responsabilidade, portanto, deve ser exercida diuturnamente e incansavelmente por todos os profissionais da imprensa”, destacou Moraes em sua nota.

O UOL, por sua vez, manteve a posição de que a reportagem é verídica, afirmando que a apuração foi conduzida com base em declarações de ministros do TSE sob condição de anonimato.

 

alexandre de moraes #STF UOL

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/06
12:04

NOVA INCURSÃO

Para aqueles que acreditavam que o prefeito David Almeida havia definitivamente desistido de contar com o PL em sua reeleição, os movimentos da última semana apenas confirmaram a velha máxima da política: é tudo “como nuvem”. Nos bastidores e a portas fechadas, as discussões sobre uma possível aliança voltaram à tona. O motivo é que o PT se mostrou entusiasmado e começou a articular para fortalecer a candidatura de Marcelo Ramos, com apoio potencial do PSD e do MDB. Sem esses partidos, David ficaria sem fundo eleitoral suficiente para cobrir uma campanha majoritária e sem tempo de televisão.

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

Ver mais >>

Programas