AO VIVO
Executivo - 01 de março de 2024
Foto: Divulgação

Alckmin defende exploração de potássio no Amazonas: “Fundamental para produção de alimentos”

Alckmin participou da reunião da Suframa ao lado do governador do AM, Wilson Lima

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), defendeu a exploração de potássio em Autazes, no Leste do Amazonas. Ele participou nesta sexta-feira (1º) da reunião do conselho de administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). No último dia 19, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) derrubou a proibição imposta ao licenciamento do projeto da empresa Potássio do Brasil para a exploração do minério em Autazes.

“Uma boa notícia, o Poder Judiciário resolveu a questão do licenciamento, que será feito pelo Ipaam [Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas], no caso de Autazes, a mina de potássio. O Ibama já tinha defendido que deveria ser pelo Ipaam, pelo estado. O estado vai tomar todos os cuidados e providências, ouvindo a comunidade indígena, seguindo todos os parâmetros”, disse o vice-presidente durante uma coletiva de imprensa após a reunião da Suframa.

“É muito importante para o Brasil, porque nós importamos mais de 95% do cloreto de potássio”, acrescentou. O potássio é a base para fertilizantes utilizados na agricultura em larga escala e sua importação consome bilhões de dólares. Além de reduzir a dependência das importações, a produção em Autazes ampliaria a autonomia nacional na oferta de fertilizantes e impactaria a produção de alimentos.

Questionado se a decisão judicial acabará com o impasse sobre a exploração de potássio na região, Alckmin disse acreditar que sim. “Sobre o potássio, acredito, sim, que a gente possa ter um bom avanço”, disse. “Potássio é mina, eu não escolho, é a natureza. É fundamental para a produção de alimentos. Existe tecnologia para poder fazer a exploração com sustentabilidade e cuidados ambientais. Estou confiante que teremos uma boa solução, que vai gerar riqueza e trazer segurança alimentar”, ressaltou o vice-presidente.

Havia uma discussão sobre a competência para emissão do licenciamento da exploração, pois existem terras indígenas no entorno do empreendimento e novos pedidos de demarcação poderiam envolver a área do projeto da Potássio do Brasil. Desde 2015, a empresa pleiteia a liberação para exploração de potássio em uma jazida capaz de suprir 20% da demanda nacional pelo mineral.

O governador Wilson Lima (União Brasil) participou da reunião com Alckmin. Lima afirmou durante a coletiva que determinou ao Ipaam que haja com “rigor necessário” para aplicar todas as condicionantes ambientais para conceder as licenças de exploração de potássio. O governador destacou que está exigindo da empresa “contrapartidas sociais” para garantir a proteção dos povos indígenas e da população de Autazes. Segundo ele, as comunidades indígenas da região foram consultadas e aprovaram a exploração do potássio na região.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

08/07
18:15

REJEIÇÃO LULA

Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

08/07
18:00

NEPOTISMO DAVID REIS

O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.

08/07
17:59

CMM RECESSO

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.

08/07
17:56

GASTO LULA

O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.

27/06
20:37

MAIS DEPUTADOS

O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.

Ver mais >>

Programas