Um movimento de luta pela igualdade, respeito e reconhecimento dos pescadores e pescadoras como protagonistas essenciais na conservação da biodiversidade amazônica e na preservação das tradições culturais que permeiam gerações
Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!
No próximo dia 25 de agosto, será realizada em Manaus a 7ª edição do Grito da Pesca Nacional. A programação conta com a presença confirmad de quatro ministros do governo federal.
“A Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Amazonas (FETAPE/AM) está mais determinada do que nunca a defender os direitos e interesses dos bravos pescadores e pescadoras que compõem o coração pulsante das comunidades ribeirinhas da Amazônia. Com um compromisso com a justiça social e ambiental, a FETAPE/AM e a (CBPA) Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura convocam a todos a se unirem ao 7º Grito da Pesca Nacional, um evento emblemático que ecoará as vozes daqueles que dependem do ecossistema amazônico para sobreviver.”, ressalta o anúncio.
O evento acontecerá no dia 25 de agosto, no Centro de Convenções, Studio5. De acordo com a coordenação, o 7º Grito da Pesca. “Será mais do que um simples encontro; será um movimento de luta pela igualdade, respeito e reconhecimento dos pescadores e pescadoras como protagonistas essenciais na conservação da biodiversidade amazônica e na preservação das tradições culturais que permeiam gerações.”
Este evento reunirá 04 ministros do governo Lula, com a presença confirmada do Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, Ministro do desenvolvimento agrário e agricultura familiar, Luiz Paulo Teixeira e o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, além de líderes comunitários, pescadores e pescadoras, ribeirinhos, especialistas em sustentabilidade, acadêmicos, e entusiastas da causa para discutir os desafios enfrentados pelas comunidades pesqueiras. são esperados mais de 10 mil pescadores, marisqueiras e representantes das classes pesqueiras.
Durante o “7º Grito da Pesca”, os participantes debaterão questões cruciais que afetam diretamente a vida dos pescadores e pescadoras da Amazônia, incluindo: acesso a direitos trabalhistas e sociais justos; sustentabilidade da pesca e da aquicultura para as futuras gerações; conservação dos ecossistemas aquáticos amazônicos, fortalecimento das comunidades ribeirinhas e suas tradições; promoção de políticas públicas inclusivas e eficazes.
A federação ressalta que tem sido incansável em ser a voz dos pescadores e pescadoras, atuando como defensora dos direitos trabalhistas, da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável nas regiões ribeirinhas da Amazônia.
“Ao longo dos anos, a federação tem trabalhado em estreita colaboração com organizações parceiras, autoridades governamentais e a sociedade civil para promover mudanças positivas e duradouras.”
Serviço:
Evento: 7º Grito da Pesca Nacional
Data: 25 de Agosto de 2023
Horário: A partir das 10h da manhã
Local: Centro de Convenções Studio5
Inscrições: A participação é gratuita. Não é necessário fazer inscrição, basta comparecer e fazer o check-in para participar do evento.
Para mais informações acesse as nossas redes sociais instagram @fetapeam ou enviar um whatsapp para (92) 98562.1216
Pesquisa AtlasIntel divulgada em 8 de julho aponta que 51,8% dos brasileiros reprovam o governo Lula (PT), enquanto 47,3% aprovam e 0,9% não souberam responder. Os dados mostram manutenção da tendência de desaprovação, semelhante ao levantamento anterior, de maio. A pesquisa ouviu 2.621 pessoas entre 27 e 30 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
O presidente da CMM, vereador David Reis (Avante), é investigado pelo TCE-AM por suposto nepotismo, após denúncia anônima apontar a nomeação de sua tia, Aldenizia Rodrigues Valente, como diretora de Contabilidade da Casa. A prática violaria a Súmula Vinculante nº 13 do STF. A denúncia também aponta possível improbidade administrativa. O caso já havia sido citado em 2021, quando a servidora afirmou ter qualificação e mais de 20 anos de serviço público.
Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) entram em recesso parlamentar nesta quarta-feira (9/7), antecipando a pausa que começaria oficialmente em 16 de julho. A decisão foi viabilizada por sessões extraordinárias realizadas em junho, que compensaram as sessões ordinárias previstas para julho. Com isso, o plenário ficará sem atividades na última semana antes do recesso, e a previsão é que os trabalhos legislativos sejam retomados em 4 de agosto.
O governo federal já gastou cerca de R\$1,15 trilhão em 2025, segundo o Ga\$to Brasil, projeto da CACB e da Associação Comercial de SP. Somando estados e municípios, o total ultrapassa R\$2,6 trilhões — R\$600 bilhões a mais que a arrecadação do ano. O Impostômetro indica receita de pouco mais de R\$2 trilhões até agora. A iniciativa busca dar transparência aos gastos públicos e incentivar o controle social das contas. As informações são do jornalista Cláudio Humberto.
O Senado aprovou o projeto que amplia de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta, que segue para nova análise da Câmara, busca redistribuir as cadeiras com base no Censo de 2022. O relator, Marcelo Castro, garantiu que não haverá aumento nos gastos públicos, exceto nas emendas parlamentares. Estados como Amazonas, Pará e Santa Catarina devem ganhar novas vagas.
Deixe um comentário