AO VIVO
Executivo - 22 de julho de 2021
Foto:

David Almeida irá propor lei para responsabilizar empresas produtoras de resíduos descartados em igarapés

Manaus-AM-  Durante vistoria a mais uma ação de limpeza no igarapé do Quarenta, bairro Cachoeirinha, zona Sul, o prefeito David Almeida anunciou que irá propor à Câmara Municipal de Manaus (CMM), uma lei que responsabilize empresas produtoras de resíduos, pelo acúmulo de lixo nos igarapés. De acordo com o gestor, todos os dias, toneladas de detritos […]

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus-AM-  Durante vistoria a mais uma ação de limpeza no igarapé do Quarenta, bairro Cachoeirinha, zona Sul, o prefeito David Almeida anunciou que irá propor à Câmara Municipal de Manaus (CMM), uma lei que responsabilize empresas produtoras de resíduos, pelo acúmulo de lixo nos igarapés. De acordo com o gestor, todos os dias, toneladas de detritos são retirados de vários pontos da bacia hidrográfica da capital, onde os serviços de limpeza são realizados, obrigando o município a gastar cerca de R$ 30 milhões por mês.

“Estamos em uma batalha diária contra o lixo na nossa cidade. Eu vou chamar as empresas produtoras e a Câmara Municipal de Manaus para conversar e vou propor uma lei que responsabilize essas empresas também, para que elas nos ajudem na coleta. É um serviço necessário que a prefeitura realiza, mas que custa aproximadamente R$ 30 milhões por mês, com algo que é produzido por alguém, comprado por outro, consumido e jogado fora de maneira inadequada. Nunca antes se jogou tanto lixo nos igarapés, assim como nunca antes se tirou tanto resíduo dos igarapés”, explicou Almeida.

O chefe do Executivo municipal comentou ainda que responsabilizar as empresas é uma questão de logística reversa, uma área do setor que trata, genericamente, do fluxo de embalagens ou materiais, desde o ponto de consumo até o local de destino, nesse caso os igarapés.

Dentro do sistema da logística reversa, já adotado por diversas empresas em Manaus e no mundo, existem várias maneiras de devolução, ou ponto de destino, como o retorno à origem, revenda do retornável,  venda em mercado secundário, reciclagem, entre outros que poderão ser planejados e executados pelas empresas.

“As empresas que fabricam esse produto também têm responsabilidade, a chamada ‘logística reversa’. Com essa lei que vou propor à Câmara Municipal, os fabricantes precisarão recolher devidamente as garrafas PET. Queremos proteger nossos mananciais, e eu vou trabalhar insistentemente para que nossa bacia hidrográfica esteja protegida”, anunciou o prefeito.

David Almeida ainda comentou sobre a necessidade da população ser protagonista na defesa do meio ambiente e descartar os resíduos produzidos em casa ou em outro local, de forma correta, como na iniciativa de não jogá-los no chão ou em lugares inadequados, e somente colocar o lixo para fora nos dias da coleta, assim auxilia o trabalho da Prefeitura de Manaus de manter a capital limpa.

“Jogar fora o lixo sem a menor consciência é uma agressão que se faz ao meio ambiente. Essas garrafas não vão parar nos igarapés porque quiseram. Alguém jogou, alguém fabricou, alguém comprou, e a prefeitura vem recolher, é o nosso trabalho, só que o índice, a quantidade,  está muito grande. Temos que ter consciência, portanto é uma responsabilidade compartilhada entre todos”, enfatizou Almeida.

*Com informações da assessoria de comunicação 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

28/02
17:10

DAVID E VALDEMAR?

Esta semana, cresceram as especulações de que o prefeito David Almeida se encontraria com o presidente nacional do PL para supostamente tratar do seu ingresso à legenda de Bolsonaro. Nem ontem nem hoje aconteceu encontro algum, de acordo com a agenda de Valdemar da Costa Neto até esta quarta-feira (28). Fala-se até em uma chapa encabeçada por David, com o deputado Alberto Neto como vice; no entanto, Neto afirmou em entrevista nesta terça-feira (27) que é o pré-candidato da direita em Manaus e conta com o apoio do ex-presidente.

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

Ver mais >>

Programas