AO VIVO

Jornal lembra que Lula também ficou com presentes de luxo

E agora, será que o presidente petista vai devolver estes presentes valiosíssimos à União?

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

O presidente Lula incorporou a seu acervo pessoas presentes de luxo recebidos durante seu primeiro mandato. Entre os “mimos” estão um relógio da marca Cartier, um outro da marca Piaget e também um belíssimo colar de ouro branco.

Em 2016, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o presidente petista devolvesse a maior parte dos presentes recebidos durante seu mandato. Essa decisão veio após a análise dos bens que Lula levou consigo ao deixar o cargo. O valor total dos itens restituídos foi estimado em R$ 2,258 milhões.

Além disso, durante as investigações da operação Lava Jato, foram devolvidos outros 21 bens considerados valiosos. Esses objetos também haviam sido presenteados a Lula durante seus dois primeiros mandatos.

No entanto, mesmo com essas devoluções, o Estadão descobriu que alguns objetos de luxo ainda fazem parte do acervo pessoal de Lula e não foram destinados à União. Esses itens são considerados valiosos e incluem peças de arte e outros objetos de grande valor.

Em nota para o Estadão, a Presidência da República afirmou que não há irregularidades e que o presidente não vendeu nenhum dos presentes que recebeu.

Segundo Lula, o relógio Piaget, avaliado em de R$ 80 mil e que não está na lista de presentes recebidos, ficou perdido por um tempo e que o encontrou em uma gaveta. O segundo é um Cartier de ouro branco 18 quilates e prata 750, modelo Santos Dumont, com uma coroa arrematada por uma pedra safira azul, ambos relógios foram presentes do governo francês em 2005.

Um terceiro relógio, que também ficou com o presidente petista, é suíço folheado em prata que possui um mostrador com uma imagem do coronel Muammar Kadafi, antigo ditador da Líbia. Segundo o Estadão, não há informações sobre a marca ou modelo desse relógio. Sabe-se apenas que foi presenteado a Lula em janeiro de 2003 pelo então ministro das Relações Exteriores da Líbia, Abdelrahman Shalqam.

Além dos relógios mencionados anteriormente, Lula possui um colar de ouro branco em seu acervo pessoal. Este colar foi entregue a ele em abril de 2004 pela Citic Group Corporation, uma empresa estatal de investimentos da China. A joia é adornada com detalhes em ouro amarelo e possui um pingente no formato de uma gravata.

Em 2016 o TCU estabeleceu que presentes considerados de caráter personalíssimo poderiam ficar com Lula e a regra serve também para os presidentes que vieram na sequencia. Ainda segundo o TCU, presentes de grande valor devem ser entregues ao Estado brasileiro, o ex-presidente Jair Bolsonaro vem sendo cobrado de devolver itens como relógios de alto valor e joias que recebeu durante seu mandato.

 

Do site O Antagonista

Foto: Sebastião Moreira/ EFE

#Lula

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas