AO VIVO

Traição política à vista? David Almeida se aproxima do PL e pode romper com Eduardo Braga

O prefeito de Manaus, David Almeida, sinaliza possível mudança em sua aliança com o senador Eduardo Braga, gerando incertezas sobre o futuro dessa parceria política

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Na contagem regressiva para as eleições municipais de 2024, o prefeito de Manaus David Almeida (Avante), deixa indefinida sua parceria com seu principal aliado junto ao governo Lula, o senador Eduardo Braga (MDB-AM). Ignorado pelo presidente petista em pautas importantes como a COP-30, presenteada ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA), o prefeito da capital teria sido o nome definido pelo Partido Liberal (PL) de olho na prefeitura da cidade. A legenda é oposição ao grupo política que Braga integra.

Essas movimentações políticas deixaram um receio de que uma eventual traição a Eduardo Braga possa resultar em prejuízos para a cidade de Manaus. Até o dia 18 de setembro deste ano, David Almeida recebia Eduardo Braga e juntos anunciavam a construção de 17 mil moradias na capital amazonense. Na ocasião, o prefeito comemorou a destinação dos recursos ao município e deu créditos ao parlamentar.

“Essa parceria da prefeitura contando com o apoio do senador Eduardo Braga já trouxe, só este ano, mais de R$ 200 milhões aos cofres do município. Esses recursos são muito importantes para a nossa cidade, pois podemos investir em várias áreas como saúde, infraestrutura e habitação”, disse Almeida.

Vale lembrar também, que era o dia da inauguração da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), comandada por Jesus Alves, nome de confiança de Eduardo Braga.

David Almeida também havia sido recebido em Brasília por Eduardo Braga, menos de um mês antes, em 30 de agosto de 2023. O senador chegou a publicar um vídeo em seu perfil no Instagram, anunciando 70 milhões de reais em recursos para obras de intervenção em 62 áreas de encostas na capital amazonense. As ações foram uma resposta a calamidade vivida por uma parte da população, que sofreu com perdas de vidas, alagamentos e muitos outros prejuízos.

Braga não quis comentar sobre uma possível ida do prefeito ao PL e um iminente rompimento da parceria. Segundo o senador, trata-se de uma questão política que ele prefere não falar.

Com relação aos recursos, o parlamentar afirmou que os 70 milhões de reais (para a construção de 17 mil moradias) foram viabilizados junto ao Ministério das Cidades no programa Minha Casa, do governo federal. Por meio de sua assessoria, disse que o processo está em fase de apresentação de projetos e seguirá o rito para empenho e pagamento junto a Caixa Econômica.

Sobre os 200 milhões de reais, que em 18 de setembro, o prefeito de Manaus disse ter vindo para os cofres do município, Braga também preferiu não comentar.

Agora David comemora recursos vindos por meio de emendas do grupo opositor a Braga. Nesta última quarta-feira (4), o secretário de Infraestrutura do prefeito, Renato Júnior, escalado pelo prefeito para percorrer os corredores de Brasília em busca de recursos, publicou um vídeo no Instagram ao lado do deputado federal, Capitão Alberto Neto (PL-AM).

“Diretamente de Brasília, onde cumpro agenda por determinação do prefeito @davidalmeidaam, trago ótimas notícias ao povo de Manaus. O deputado federal @capitaoalbertoneto acaba de anunciar a destinação de emendas parlamentares ao município, para que possamos realizar mais obras de infraestrutura e tornar nossa cidade ainda melhor para se viver” escreveu no texto de resumo sobre o vídeo, Renato Júnior.

O PL teria o atual chefe do Executivo Municipal como seu candidato à prefeitura nas Eleições de 2024, segundo fontes da executiva nacional. Essa decisão teria sido trabalhada em conjunto com Alfredo Nascimento e envolve uma estratégia política complexa. Contudo, há incertezas sobre a indicação de Alberto Neto como vice na chapa de David Almeida, devido a acordos com o governador Wilson Lima. Isso pode abrir espaço para outras candidaturas de direita, incluindo a do senador Omar Aziz, que tem relações com Nascimento e Neto. As divisões na base de apoio de direita também podem influenciar o cenário eleitoral em Manaus.

Veja também

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas