AO VIVO

Traição política à vista? David Almeida se aproxima do PL e pode romper com Eduardo Braga

O prefeito de Manaus, David Almeida, sinaliza possível mudança em sua aliança com o senador Eduardo Braga, gerando incertezas sobre o futuro dessa parceria política

Por: Alvaro Corado
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Na contagem regressiva para as eleições municipais de 2024, o prefeito de Manaus David Almeida (Avante), deixa indefinida sua parceria com seu principal aliado junto ao governo Lula, o senador Eduardo Braga (MDB-AM). Ignorado pelo presidente petista em pautas importantes como a COP-30, presenteada ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB-PA), o prefeito da capital teria sido o nome definido pelo Partido Liberal (PL) de olho na prefeitura da cidade. A legenda é oposição ao grupo política que Braga integra.

Essas movimentações políticas deixaram um receio de que uma eventual traição a Eduardo Braga possa resultar em prejuízos para a cidade de Manaus. Até o dia 18 de setembro deste ano, David Almeida recebia Eduardo Braga e juntos anunciavam a construção de 17 mil moradias na capital amazonense. Na ocasião, o prefeito comemorou a destinação dos recursos ao município e deu créditos ao parlamentar.

“Essa parceria da prefeitura contando com o apoio do senador Eduardo Braga já trouxe, só este ano, mais de R$ 200 milhões aos cofres do município. Esses recursos são muito importantes para a nossa cidade, pois podemos investir em várias áreas como saúde, infraestrutura e habitação”, disse Almeida.

Vale lembrar também, que era o dia da inauguração da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), comandada por Jesus Alves, nome de confiança de Eduardo Braga.

David Almeida também havia sido recebido em Brasília por Eduardo Braga, menos de um mês antes, em 30 de agosto de 2023. O senador chegou a publicar um vídeo em seu perfil no Instagram, anunciando 70 milhões de reais em recursos para obras de intervenção em 62 áreas de encostas na capital amazonense. As ações foram uma resposta a calamidade vivida por uma parte da população, que sofreu com perdas de vidas, alagamentos e muitos outros prejuízos.

Braga não quis comentar sobre uma possível ida do prefeito ao PL e um iminente rompimento da parceria. Segundo o senador, trata-se de uma questão política que ele prefere não falar.

Com relação aos recursos, o parlamentar afirmou que os 70 milhões de reais (para a construção de 17 mil moradias) foram viabilizados junto ao Ministério das Cidades no programa Minha Casa, do governo federal. Por meio de sua assessoria, disse que o processo está em fase de apresentação de projetos e seguirá o rito para empenho e pagamento junto a Caixa Econômica.

Sobre os 200 milhões de reais, que em 18 de setembro, o prefeito de Manaus disse ter vindo para os cofres do município, Braga também preferiu não comentar.

Agora David comemora recursos vindos por meio de emendas do grupo opositor a Braga. Nesta última quarta-feira (4), o secretário de Infraestrutura do prefeito, Renato Júnior, escalado pelo prefeito para percorrer os corredores de Brasília em busca de recursos, publicou um vídeo no Instagram ao lado do deputado federal, Capitão Alberto Neto (PL-AM).

“Diretamente de Brasília, onde cumpro agenda por determinação do prefeito @davidalmeidaam, trago ótimas notícias ao povo de Manaus. O deputado federal @capitaoalbertoneto acaba de anunciar a destinação de emendas parlamentares ao município, para que possamos realizar mais obras de infraestrutura e tornar nossa cidade ainda melhor para se viver” escreveu no texto de resumo sobre o vídeo, Renato Júnior.

O PL teria o atual chefe do Executivo Municipal como seu candidato à prefeitura nas Eleições de 2024, segundo fontes da executiva nacional. Essa decisão teria sido trabalhada em conjunto com Alfredo Nascimento e envolve uma estratégia política complexa. Contudo, há incertezas sobre a indicação de Alberto Neto como vice na chapa de David Almeida, devido a acordos com o governador Wilson Lima. Isso pode abrir espaço para outras candidaturas de direita, incluindo a do senador Omar Aziz, que tem relações com Nascimento e Neto. As divisões na base de apoio de direita também podem influenciar o cenário eleitoral em Manaus.

Veja também

 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

30/01
12:16

DISCORDÂNCIAS DE DESTERRO

Na 2ª sessão ordinária do TCE-AM em 30/01/2024, o conselheiro Érico Desterro expressou descontentamento com a mudança de postura do tribunal em relação aos pedidos de vista, lamentando a proibição de vistas para ausentes na sessão, embora tenha usado esse recurso. Apesar de concordar com a nova decisão, pediu sua aplicação uniforme. Surpreendido com a publicação de uma resolução sobre mudanças nas datas das câmaras, alegou falta de aprovação pelo pleno, solicitando revisão do procedimento. Apesar da derrota nesse tema, comprometeu-se a manter as sessões às segundas-feiras até a alteração no Regimento Interno.

29/01
12:18

ALERTA DE BOLSONARO

Em live neste domingo (28), o ex-presidente Jair Bolsonaro alertou sobre políticos que estariam considerando mudar para o PL visando vantagens nas eleições municipais, deixando claro que seu grupo político não os apoiará. Ele ressaltou a vigilância dos eleitores de direita, destacando que não serão facilmente enganados. Coronel Alfredo Menezes reforçou esse aviso, direcionando aos “espertinhos que se fingem de direita”. Ele enfatizou ainda mais a mensagem, acrescentando referência indireta ao prefeito de Manaus, David Almeida, chamando-o de “pintor melancia oportunista”.

29/01
11:18

REFERÊNCIA

Em live neste domingo (28), o ex-presidente Jair Bolsonaro se defendeu de acusações de operar um suposto sistema de inteligência paralelo. Ao esclarecer sua “inteligência paralela”, ele relevou sua comunicação direta com o Coronel Alfredo Menezes no Amazonas, especialmente em situações críticas, como os incêndios na Amazônia. “Quando falei sobre minha inteligência paralela, quem é essa inteligência paralela? Tem um problema, está pegando fogo lá no Amazonas. Eu ligo para o coronel Menezes, certo? Menezes, como está essa questão dos incêndios aí? Porque a imprensa não está divulgando. E o cara me fala.”, declarou.

Ver mais >>

Programas