AO VIVO

Startup sediada em Manaus apresenta solução em Davos durante o Fórum Econômico Mundial

A iniciativa tem colaborado para a inteligência climática e o monitoramento, reporte e verificação de indicadores que envolvem questões ambientais, sociais e de governança corporativa na região.

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

NEGÓCIOS |

O trabalho realizado pela Agrosmart – uma das startups presentes no Polo Digital de Manaus – chegou a Davos, na Suíça, e foi apresentado no Fórum Econômico Mundial, evento realizado neste mês de janeiro e que conta com a participação de lideranças mundiais. A empresa mostrou o potencial da tecnologia em escalar transparência na bioeconomia na região amazônica.

A Young Global Leader e CEO da startup, Mariana Vasconcelos, apresentou em Davos um projeto que ilustra o trabalho que vem sendo realizado para mapear as cadeias produtivas da Amazônia brasileira, que incluem, por exemplo, a produção local de açaí. A iniciativa tem colaborado para a inteligência climática e o monitoramento, reporte e verificação de indicadores que envolvem questões ambientais, sociais e de governança corporativa (do inglês Environmental, Social and Corporate Governance – ESG) na região.

A startup sediada em Manaus busca promover inovações com objetivo de proporcionar benefícios diretos tanto aos pequenos produtores locais, quanto às empresas que atuam no ecossistema regional e que buscam transicionar suas atividades para modelos mais produtivos, sustentáveis e resilientes ao clima. Assim, um dos benefícios desta iniciativa na Amazônia é a criação de um ambiente de negócios favorável e que colabora para levar mais rastreabilidade, previsibilidade e transparência aos processos presentes nas cadeias de bioeconomia, bem como uma melhor qualidade de vida às comunidades locais.

Mariana Vasconcelos, também cofundadora da startup responsável pelo projeto, acredita que um dos principais valores de iniciativas como esta é colaborar para que os produtores possam tomar decisões com maior precisão, uma vez que isso é fundamental para o sucesso de todo negócio, especialmente os que envolvem a bioeconomia da região amazônica.

O gerente de operações da Agrosmart em Manaus, Paulo Quirino, acrescenta que “um dos nossos focos é desenvolver iniciativas que gerem resultados práticos, incentivem a bioeconomia da região e colaborem para que ela ganhe escala. Acreditamos que é possível trilharmos caminhos e criarmos soluções que levem ao desenvolvimento socioeconômico local por meio de uma atividade econômica sustentável, como é a bioeconomia”.

Apoio ao empreendedorismo inovador

A Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), da qual a Agrosmart faz parte, ratifica essa visão inovadora e empreendedora praticada pela empresa. Assim, o apoio da APDM às atividades desenvolvidas pela startup e por tantas outras empresas de base tecnológica situadas na região reforça os objetivos da entidade em alavancar projetos que, por meio do uso de tecnologias e inovações geradas na Amazônia, promovam impactos positivos em diversas frentes.

“É de entendimento geral a relevância de se fomentar atividades que tirem o melhor aproveitamento das tecnologias que hoje temos à disposição. O Polo Digital de Manaus é um celeiro de profissionais renomados e de empresas de excelência que desenvolvem produtos e serviços de sucesso, passíveis de serem aproveitados na região, no Brasil no mundo”, afirma o diretor executivo da APDM, Murilo Monteiro.

Com o apoio da associação, a Agrosmart ainda espera alcançar mais reconhecimento dentro do ecossistema local e atrair a atenção de investidores que poderão impulsionar ainda mais as atividades desenvolvidas na Amazônia e difundir os benefícios para demais interessados a nível nacional e internacional.

Com informações de Assessoria*
Foto: Divulgação

Manaus Davos FEM startup

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas