AO VIVO
Economia - 07 de março de 2024
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Setor de serviços cresce e lidera registro de empresas formais no Amazonas

Ao todo, o peso percentual do setor de serviços em relação ao montante arrecadado no Amazonas foi de 55,7%, ficando a frente do comércio, indústria e demais segmentos

Por: Ana Patrícia Dias
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Nos últimos anos, o setor de serviços no Amazonas apresentou um aumento de 55,7%, de acordo com dados levantados pelo site ‘Empresômetro’. A plataforma reúne dados e estatísticas sobre a atividade empresarial no território nacional, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), encomendada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e pelo Fórum das Micro e Pequenas Empresas.

Nos dados referentes ao recorte de 2022 a 2024, o crescimento do setor de serviços é expressivo tanto em percentual como em valores absolutos. No ano de 2023 em relação a 2022, o crescimento ficou em torno de 23,64%. Já nos primeiros dois meses deste ano, a alta em relação à 2023 chegou à 3,74% e deve seguir crescendo ao longo dos próximos de 2024.

Em 2022, foram registradas 98.526 empresas formais no Amazonas; em 2023 foram 121.816 registros e até fevereiro deste ano, o setor já conta com 126.373 registros.

Ao todo, o peso percentual do setor de serviços em relação ao montante arrecadado no Amazonas foi de 55,7%, ficando a frente do comércio, indústria e demais segmentos. O crescimento é um indicador de que a economia do estado tem dado sinais de recuperação.

Segundo Michele Aracaty, Doutora em Economia, a relevância do setor de serviços em toda a economia acontece a partir de investimentos em infraestrutura, transporte e comunicações, criando um elo entre o consumidor final e os demais setores.

“O setor de serviços é o segmento econômico que mais demanda mão de obra, sendo o responsável pelo peso maior na geração de emprego e fluxo econômico na economia regional”, explica a economista.

De acordo com Michele, entre as prováveis causas para esse aumento significativo, está a maior circulação de renda disponível na economia, o aumento do salário-mínimo, repasses de programas de transferência de renda e demais benefícios que elevam o fluxo econômico.

” O incremento do setor de serviços a nível local se dá com o aumento do crédito. Por exemplo, crédito para as mulheres empreendedoras, ou crédito para micro e pequenas empresas. São políticas públicas que dão resultado e fomentam o setor, pois ajuda nas vendas e restaura o crédito”.

Conforme Francisco de Assis Mourão Junior, economista e professor universitário, o crescimento do setor de serviços é resultados de alguns fatores, como o aquecimento econômico por contratações e aumento do número de empresas sendo instaladas no Amazonas, como foi discutido recentemente em reuniões do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam) e do Conselho de Administração da Suframa (CAS).

“Os incentivos fiscais concedidos aqui são grandes fatores para esse crescimento do setor, o que aumenta o volume de mão de obra e ao mesmo tempo de investimentos feitos pelo nosso Estado, privilegiando alguns segmentos, entre eles, o de serviços”, ressaltou o economista. 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas