AO VIVO

Reforma tributária volta a ser discutida com foco na manutenção da Zona Franca de Manaus

O debate foi coordenado por parlamentares que integram o grupo de trabalho responsável pela discussão sobre a temática

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

Representantes da Suframa, da bancada federal do Amazonas na Câmara dos Deputados, do governo estadual e da indústria estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (16), no Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), para discutir a construção de uma proposta conjunta voltada para a manutenção e fortalecimento do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) no contexto da Reforma Tributária. O debate foi coordenado por parlamentares que integram o grupo de trabalho responsável pela discussão sobre a temática, em Brasília, e contou com a participação do superintendente da Suframa, interino, Marcelo Pereira, além de técnicos da Autarquia.

O objetivo foi ouvir o governo estadual e o setor produtivo para a construção e validação da proposta que deverá ser encaminhada pela bancada amazonense ao relator da Reforma Tributária e, posteriormente, votada em plenário.

Além de repassar o nível de debate que é feito sobre a reforma fora do Estado do Amazonas, os parlamentares vieram buscar alternativas para avançar nas discussões em nível local. O GT foi criado em 15 de fevereiro deste ano e tem o prazo de 90 dias para concluir os trabalhos, quando o texto final será levado para votação.

De acordo com o superintendente da Suframa, há dois grandes pilares que precisam ser resolvidos na reforma: o potencial de arrecadação dos estados e o potencial de atração de investimentos.

Marcelo Pereira destacou a importância da participação do Estado do Amazonas nas discussões e colocou a Suframa à disposição da bancada, enquanto organismo técnico, no sentido de contribuir com as emendas que possam surgir para proteger o modelo Zona Franca de Manaus e a vinda de novos investimentos para a região.

“Nós [o Amazonas] estamos sendo chamados para sentar à mesa, o que não vinha ocorrendo, e temos três parlamentares empoderados para levar as propostas. Isso é muito importante. Há propostas de emendas na mesa e é dentro delas que vai acontecer uma proposta finalística. O governo federal quer entender como nós vamos nos proteger do que já está proposto em termos de PEC, e o que podemos melhorar para transformar em algo positivo pra gente”, ressaltou o superintendente interino.

Grupo de Trabalho

O grupo de trabalho é coordenado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e conta com os amazonenses Adail Filho (Republicanos), Saulo Vianna (União Brasil) e Sidney Leite (PSD). Este último aproveitou a fala para destacar a presença do vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, na primeira reunião do ano do Conselho de Administração da Suframa (CAS), marcada para o próximo dia 24, no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Mesa

Ao lado de Marcelo Pereira e dos deputados Sidney Leite e Saulo Vianna, compuseram a mesa da reunião desta quinta-feira, o presidente do Conselho Superior do Cieam, Luiz Augusto Rocha; o secretário de Fazenda, Alex Del Giglio; o procurador do Estado, Giordano Bruno; o titular da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); e o presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Antônio Silva.

Foto: Divulgação

#Amazonas zona franca de manaus #Reforma Tributária bancada

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

28/02
17:10

DAVID E VALDEMAR?

Esta semana, cresceram as especulações de que o prefeito David Almeida se encontraria com o presidente nacional do PL para supostamente tratar do seu ingresso à legenda de Bolsonaro. Nem ontem nem hoje aconteceu encontro algum, de acordo com a agenda de Valdemar da Costa Neto até esta quarta-feira (28). Fala-se até em uma chapa encabeçada por David, com o deputado Alberto Neto como vice; no entanto, Neto afirmou em entrevista nesta terça-feira (27) que é o pré-candidato da direita em Manaus e conta com o apoio do ex-presidente.

23/02
15:04

“FORA DA CURVA”

“Amom é um político ‘fora da curva’, diferenciado e um grande fenômeno no estado do Amazonas. Agregar apoio político e popular aos 23 anos de idade é algo que ocorre de tempos em tempos.” O comentário foi feito na manhã desta sexta-feira (23), no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus, à reportagem do site O Poder.com pelo experiente político e membro do PSDB-AM, Humberto Michiles.

23/02
14:46

VICE DE AMOM?

O pré-candidato oficial da Federação PSDB-Cidadania, deputado federal Amom Mandel, tem a liberdade de escolher quem será seu vice na chapa à prefeitura de Manaus, sem nenhuma intervenção dos partidos e apoiadores de sua campanha. A afirmação foi feita pelo senador Plínio Valério, presidente da federação, em entrevista ao site OPoder.com. Amom afirmou que as conversas estão avançadas, mas ainda não há um nome definido.

08/02
14:52

FINANCIAMENTO PÚBLICO X PRIVADO

O deputado Adjuto Afonso (UB) comentou nesta quinta-feira, 08/02, durante o lançamento do programa de financiamento + Créditos Amazonas da AFEAM, que o governo tem facilitado muito para o microempreendedor do interior através do programa. Para o deputado, não foi surpresa o anúncio da agência ser a primeira do país em financiamento público para microempreendedores. Oriundo da calha do rio Purus, ele fala com propriedade.

01/02
11:45

VAI DE PDT

O vereador de Itacoatiara, Arnoud Lucas, que é pré-candidato à prefeitura daquele município, revelou ao site O Poder que aguardará o período da janela partidária (7 de março a 5 de abril) para sair do atual partido em que está filiado, o Partido Verde (PV), e mudar para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Ele afirmou que já recebeu o aval do presidente estadual da legenda no Amazonas, o ex-deputado estadual Luiz Castro, e acredita que terá no PDT-AM o suporte necessário para viabilizar o seu projeto de candidatura à prefeitura de Itacoatiara.

Ver mais >>

Programas