AO VIVO

Reforma em regras do TCE-AM põe Josué Neto e Luis Fabian no páreo e tira passagem de Érico Desterro para Escola de Contas

Nesta quinta-feira (21), a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) aprovou mudanças nas regras do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e uma das principais alterações envolve as eleições para a presidência da Corte

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Nesta quinta-feira (21), a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) aprovou mudanças surpreendentes nas regras do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e uma das principais alterações envolve as eleições para a presidência da Corte.

Agora, o Conselheiro não precisará mais esperar que todos os outros membros titulares do Tribunal de Contas exerçam a presidência antes de ser elegível para o cargo de Presidente. A mudança permite que um Conselheiro seja eleito Presidente em circunstâncias diferentes, como com base em critérios diferentes de antiguidade ou com menos restrições temporais.

A revisão das regras é considerada nos bastidores como uma medida que permitirá que os Conselheiros Josué Neto e Luis Fabian Barbosa possam disputar já na próxima eleição, o que antes não era possível sob as regras anteriores.

Outra alteração impactante

Além disso, a medida também estabelece a eleição do coordenador-geral da Escola de Contas Públicas do Tribunal. Isso atinge o atual presidente do TCE-AM, Conselheiro Érico Desterro, que automaticamente, conforme a norma de até então, poderia assumir o referido cargo quando ele deixasse a presidência.

Funcionaria assim: após o término do seu mandato como Presidente, a responsabilidade de liderar e administrar a Escola de Contas Públicas seria atribuída ao ex-Presidente. Isso significa que ele assumiria um papel no qual supervisionaria as operações e atividades educacionais dessa instituição relacionada ao Tribunal de Contas. Esse mandato como Coordenador-Geral tem uma duração de dois anos, e é uma maneira de aproveitar a experiência e conhecimento do ex-Presidente em um cargo estratégico para promover a educação e treinamento relacionados às finanças públicas e questões de contas governamentais.

As mudanças ocorrem, uma vez que foram revogados o §1° e o §15 do art. 99 da Lei nº 2.423, de 10 de dezembro de 1996.

Manobra teve anuência dos deputados

Nesta quinta-feira mesmo, o projeto de lei complementar, estabelecendo modificações na lei, foi enviado pela Corte de Contas e aprovado por uninamidade pelos deputados estaduais. Em seguida, foi encaminhado para sanção do governador Wilson Lima. A ALEAM aprovou o projeto de forma rápida. Isso significa que a maioria dos deputados deram anuência às mudanças.

Com a aprovação do projeto, as novas regras entrarão em vigor. Isso pode impactar a maneira como o TCE opera e como as pessoas são escolhidas para cargos importantes dentro do órgão.

As mudanças nas regras do TCE são um assunto importante na política local.

captura de tela 2023 09 22 às 10.57.38
O projeto com as mudanças está assinado pela Conselheira Yara Lins, presidente em exercício, e pelos Conselheiros Júlio Pinheiro, Josué Neto e Luis Fabian Barbosa.
captura de tela 2023 09 22 às 14.24.58
Veja o projeto do TCE-AM:

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas