AO VIVO
Economia - 19 de janeiro de 2022
Foto:

Produção de café no Amazonas cresce dez vezes em 4 anos

De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (18), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2018, a produção de café no Amazonas saiu de 7 mil sacas para 75,2 mil sacas em 2021

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Ações do programa Agro Amazonas do Governo do Estado, coordenadas pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), vem fortalecendo a cadeia produtiva da cultura do café de forma sustentável no estado, visando também incentivar e qualificar os produtores rurais que investem no crescimento da atividade.

De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (18), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2018, a produção de café no Amazonas saiu de 7 mil sacas para 75,2 mil sacas em 2021. A previsão para 2022 é de continuar mantida a produção de 75,2 mil sacas.

“Todo esse crescimento do café no Amazonas se deve aos nossos produtores rurais que estão acreditando no cultivo e, também, o bom preço pago pelo mercado, principalmente, a agroindústria existente em Manaus. O Governador Wilson Lima incluiu essa cadeia produtiva do café como prioridade no fomento do Programa Agro Amazonas, inclusive com fornecimento de mudas melhoradas geneticamente”, afirma o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.

Apoio

Em 2019, o Sistema Sepror – formado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) -, apoiou a compra do primeiro lote de café clonal amazonense realizada pela indústria de Café 3 Corações. Ao todo, foram cerca de 1,8 toneladas de café conilon produzidas pela Associação Solidariedade Amazonas (ASA), do município de Silves.

A Sepror atua diretamente com mecanismos de incentivo aos cultivos em escala, com apoio no escoamento, transporte, comercialização e, também, por meio da implantação de unidades de observação a serem desenvolvidas futuramente pelo Idam.

Intercâmbio

Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento (Ciama), em 2021, mais de 40 técnicos voltados ao segmento do setor primário do Governo do Amazonas, integrantes da turma de Capacitação Técnica em Gestão das Cadeias Produtivas Animal e Vegetal, conheceram o Campo Experimental do cultivo do Café, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Rondônia, localizada em Porto Velho.

O objetivo foi mostrar o sistema de produção, para que sirva como novos modelos de gestão, para buscar atender aquele produtor que precisa de assistência técnica, além de impulsionar e incentivar o agronegócio.

Cursos

Realizado na 43ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), maior evento de agronegócios da Região Norte, que ocorreu em 2021, a Sepror em parceria com a Embrapa-AM, realizaram o curso de capacitação do Café Clonal. Mais de 45 produtores rurais foram capacitados, dos municípios de Silves, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Rio Preto, Itacoatiara e Manacapuru. O curso foi ministrado pela Sepror em parceria com a Embrapa.

Emenda

Ainda na 43ª Expoagro, com o município de Silves, o Governo do Amazonas assinou o termo de convênio que viabiliza a produção e a economia da região, com a aquisição de mudas de café tipo Conilon BRS Ouro Preto, por meio da Associação Solidariedade do Amazonas (ASA). O valor do termo de fomento é de R$ 50 mil, beneficiando 407 produtores e agricultores familiares. Ao todo, 8 mil mudas serão adquiridas.

“Essa emenda destinada à associação para fomentar a produção cafeeira, irá ajudar as famílias a se tornarem independentes do uso de carvão e, até mesmo, evitar o desmatamento das florestas. Agora temos tecnologia para recuperar essas áreas, com produções de cafezais, por isso emendas como essa, são importantes para trazer dignidade para o produtor do estado”, disse o produtor de Silves, Roque Lins.

Estimativa

De acordo com a Sepror, para 2022, um dos meios para alavancar a produção de café no estado é através da aquisição de mudas, para serem distribuídas aos municípios que possuem potencial para o desenvolvimento da cultura. Outro incentivo é o investimento na qualificação dos produtores rurais e o fomento em novas tecnologias para melhorar a vida do homem no campo.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas