AO VIVO

Potencial bioeconômico da Amazônia pode atrair investimentos de empresas japonesas

Representantes da Japan External Trade Organization (Jetro) reuniram com o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), no fim de janeiro, para prospectar o mercado de inovação em bioeconomia. 

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

NEGÓCIOS |

A bioeconomia amazônica tem obtido cada vez mais reconhecimento mundial e gerado diversas demandas nacionais e internacionais devido ao diferencial que a região oferece, tanto em diversidade de insumos quanto nas propriedades únicas que estes bens naturais locais podem proporcionar para vários segmentos produtivos. Por entender que há diversas oportunidades para ampliar atividades conjuntas que tenham por base este setor econômico, representantes da Japan External Trade Organization (Jetro) reuniram com o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), no fim de janeiro, para prospectar o mercado de inovação em bioeconomia. 

A Jetro é uma organização oficial de Comércio Exterior e Investimentos do Japão, vinculado ao Ministério da Economia, Comércio e Indústria japonês. Os representantes da instituição, cujo escritório no Brasil fica sediado em São Paulo, buscam informações de setores de atividade econômica intensivas em bioeconomia que devem ser priorizados para prospecção de atividades comerciais para a Amazônia, complementando a matriz econômica vigente. 

Assim, o diretor-presidente da entidade, Hiroshi Hara, o diretor do Departamento de Comércio Exterior, Hiroyuki Saito, e a analista de Comércio Exterior, Elina Kawaguchi, reuniram com o gestor do CBA, Fábio Calderaro, para entender sobre as atividades do Centro no fomento ao empreendedorismo biotecnológico local e os avanços obtidos pela instituição e seu corpo científico nos diversos processos desenvolvidos no CBA, em Manaus. 

Potencialidades locais

O detalhamento do ecossistema de bioeconomia local, das atividades em prática e os avanços obtidos possibilitaram aos representantes da Jetro uma visão mais clara de como a biotecnologia promovida pelo Centro e seus diversos parceiros permite que este vetor econômico complemente as atividades da Zona Franca de Manaus (ZFM) e possibilite que o desenvolvimento socioeconômico possa alcançar comunidades regionais longe do grande centro produtivo, centrado na capital do Amazonas devido aos avanços do Polo Industrial de Manaus (PIM).

E é justamente devido às indústrias instaladas no PIM que a bioeconomia pode, e deve, ser alavancada, “uma vez que a indústria deve ser o motor que impulsiona essa atividades. Afinal, as demandas industriais permitem a atração de investimentos necessários ao fomento da biotecnologia e a integração das cadeias produtivas locais, estimulando o desenvolvimento que beneficie tanto quem está na base desta cadeia quanto o consumidor final”, destacou o gestor do CBA.

Investimentos internacionais

O diretor-presidente da Jetro afirmou que, historicamente, as empresas nipônicas investem no Brasil e no Amazonas e muitas outras demonstram o mesmo interesse. Após visita aos laboratórios do Centro, Hara afirmou que “empresas de base tecnológica japonesas, as startups, têm projetos que estão relacionados à biotecnologia. Pelos projetos em desenvolvimento no CBA, vemos a vasta oportunidade existente, informação que será passada às empresas japonesas, as quais incentivaremos a atuar em conjunto com as instituições da região”.

Na ocasião, os representantes da Jetro puderam reunir, também, com o analista de Comércio Exterior da Suframa, Arthur Lisboa, que apresentou um pouco da estrutura da Zona Franca de Manaus quanto à legislação, logística, diferenciais e oportunidades, dirimindo eventuais dúvidas dos visitantes.

Ao final da agenda, as instituições ratificaram o compromisso de expandir o contato para ampliar o debate sobre biotecnologia na Amazônia, com a possibilidade de realizar atividades, inclusive híbridas, que cheguem aos potenciais investidores internacionais que buscam contribuir para que a bioeconomia local alcance índices ainda melhores e gerem oportunidades para a sociedade local e mundial.

Com informações de Assessoria*
Fotos: Divulgação/CBA

Jetro CBA bioeconomia

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas