AO VIVO
Economia - 17 de maio de 2022
Foto:

PoderCast: Fábio Calderaro fala sobre futuro do Centro de Biotecnologia da Amazônia

Gestor do CBA lembra que o órgão nunca conseguiu funcionar em sua plenitude, mas com recursos privados vai alcançar sua finalidade

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM
O gestor do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), o economista Fábio Leandro Calderaro foi o convidado desta segunda-feira (16) do PoderCast, o podcast do site O PODER. Durante a entrevista ele falou sobre as mudanças prospectadas para o Centro com o edital de chamamento público para seleção e qualificação de entidade privada que será responsável pela gestão do novo Centro de Bionegócios da Amazônia e a importância do empreendedorismo biotecnológico na região.

O gestor explicou que o CBA não tem funcionado na plenitude de sua capacidade. De acordo com ele, atualmente, o CBA oferece para o mercado um conjunto de serviços de análises físico-químicas e análises microbiológicas, além de outros serviços técnicos especializados, como ensaios de eficácia e segurança toxicológica, mas o Centro não tem personalidade jurídica de autonomia administrativa.

“Precisamos alcançar o recurso privado e para isso é preciso uma autonomia administrativa, problema esse que tá sendo resolvido com o lançamento do edital para seleção de uma corporação privada que ficará responsável pela gestão do Centro de Bionegócios da Amazônia”, disse Calderaro.

Poderão participar do processo seletivo as entidades de direito privado, sem fins lucrativos, de todo território nacional cujas atividades sejam dirigidas ao desenvolvimento de novos negócios e projetos, ao desenvolvimento tecnológico e inovação, à pesquisa científica e à formação e qualificação de fornecedores, preferencialmente em bioeconomia.

O prazo para recebimento de propostas das entidades interessadas se dará entre 20 de junho e 25 de junho de 2022.
Para Calderaro, mesmo com a administração de uma empresa privada e um modelo de negócio definido, é necessário estimular o empreendedorismo biotecnológico e criar um polo de bioindústria.

“É preciso estimular com que as empresas da área de biotecnologia nasçam aqui e gerem demanda para os fornecedores de matéria prima, para as cooperativas, agroindústria porque o instituto tecnológico serve para apoiar o empreendedorismo tecnológico na região”, explicou.

Edital

A previsão é que o resultado seja divulgado até o dia 17 de dezembro de 2022. O processo envolve etapas como apresentação documental, apresentação oral de propostas, entrevistas e análise de recursos.

A instituição privada selecionada para fazer a gestão do novo CBA será qualificada como Organização Social (OS) e atuará por cinco anos, podendo este prazo ser prorrogável. Para investimento e custeio do Centro, serão destinados recursos públicos estimados em R$ 47,9 milhões durante os quatro primeiros anos de vigência do contrato. O novo CBA também poderá obter recursos próprios a partir de atividades diversas constantes no edital.

 

CBA entrevista podercast

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/06
12:04

NOVA INCURSÃO

Para aqueles que acreditavam que o prefeito David Almeida havia definitivamente desistido de contar com o PL em sua reeleição, os movimentos da última semana apenas confirmaram a velha máxima da política: é tudo “como nuvem”. Nos bastidores e a portas fechadas, as discussões sobre uma possível aliança voltaram à tona. O motivo é que o PT se mostrou entusiasmado e começou a articular para fortalecer a candidatura de Marcelo Ramos, com apoio potencial do PSD e do MDB. Sem esses partidos, David ficaria sem fundo eleitoral suficiente para cobrir uma campanha majoritária e sem tempo de televisão.

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

Ver mais >>

Programas