AO VIVO

PIM: Setor termoplástico pode se beneficiar da biotecnologia

CBA compartilha tecnologia para empresas do Polo Industrial de Manaus

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Manaus | AM

Dentre os segmentos industriais mais relevantes do Polo Industrial de Manaus (PIM), alguns destacam-se pelas possibilidades de inovação em seus processos fabris. O setor termoplástico, por exemplo, é um dos que mais podem se beneficiar do avanço da biotecnologia para o desenvolvimento de produtos e a adaptação de seus processos, tendo por base a utilização de bioinsumos da região para tornar suas atividades mais sustentáveis e atender a diversas demandas internacionais.

A empresa Tutiplast, por exemplo, entende que a biotecnologia pode contribuir para a realização de etapas fabris e o aumento da sustentabilidade empresarial. Esta visão foi compartilhada por dirigentes da empresa durante agenda técnica junto ao Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), ocorrida no início de fevereiro, e que contou com a participação do gestor do Centro, Fábio Calderaro, e de pesquisadores da instituição.

A reunião permitiu que fossem verificadas alternativas propiciadas pela biotecnologia para avançar em áreas que atualmente a Tutiplast já atua, mas ampliando suas capacidades e complementando sua atuação na região, de forma a oferecer serviços ainda melhores aos seus parceiros empresariais. Iniciativas que envolvem bioprocessos (como o bioplástico) ou a inserção de insumos biológicos da Amazônia em linhas fabris foram exemplos verificados no Centro. “Hoje realizamos diversos processos dentro da Tutiplast que podem ser beneficiados pelo que o CBA tem a oferecer”, afirmou Mariana Barrella, diretora executiva da empresa.

Parceria e desenvolvimento regional

O gestor do CBA, Fábio Calderaro, destacou que “identificamos que o setor termoplástico tem o maior efeito de encadeamento produtivo, logo pode gerar demandas para as cadeias produtivas endógenas, contribuindo assim para adensar as atividades dos produtores de fibras, além das atividades que envolvem resinas vegetais e rejeitos da agroindústria, que podem ser incorporadas aos compostos poliméricos”. Para estimular esse tipo de iniciativa, o Centro tem atuado cada vez mais próximo das indústrias e é preparado para realizar parcerias, atento às demandas e pronto para entregar os resultados esperados.

Esse trabalho de integrar a atividade industrial com a bioeconomia da Amazônia ainda pode favorecer o desenvolvimento socioeconômico regional, conforme relatou a diretora executiva da Tutiplast. “Como uma empresa local, instalada na Zona Franca de Manaus, entendemos que temos um papel social importante de gerar melhores condições de vida e trabalho para a sociedade da região. Atuar mais diretamente com as oportunidades possíveis por meio da bioeconomia é avançar ainda mais nesta direção”, finalizou Mariana.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBA

CBA tecnologia #Industrias

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas