AO VIVO

Pesquisa em Manaus: 80% são contra o aborto até 12 semanas

Uma pesquisa realizada em Manaus, entre os dias 5 e 6 de outubro de 2023, com 800 eleitores, apontou que a maioria esmagadora, representando 80,6% dos entrevistados, é contra o aborto voluntário até a 12ª semana de gravidez

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Em meio a um contexto nacional de debates intensos sobre a descriminalização do aborto nas primeiras 12 semanas de gestação, o Action Instituto de Pesquisa conduziu uma pesquisa de opinião junto aos moradores de Manaus para entender melhor como ele se posicionam sobre esse tema controverso.

Os resultados da pesquisa, realizada entre os dias 5 e 6 de outubro de 2023, com a participação de 800 eleitores da cidade, revelaram uma clara maioria de entrevistados contrários ao aborto voluntário até a 12ª semana de gravidez, com 80,6% expressando sua oposição a essa possibilidade.

Por outro lado, uma parcela minoritária, equivalente a 12,2% dos entrevistados, se mostrou a favor da interrupção voluntária da gravidez dentro desse prazo inicial de gestação.

Houve também um grupo de entrevistados, representando 7,2% da amostra, que declarou não ter uma opinião definitiva sobre o assunto, indicando uma divisão de opiniões e a complexidade do tema.

Para uma análise mais detalhada, a pesquisa cruzou os resultados com diversos perfis dos entrevistados:

Gênero

As mulheres demonstraram uma inclinação ligeiramente maior a favor do aborto até a 12ª semana (60,0%) em comparação com os homens (40,0%).

Faixa etária

As faixas etárias mais jovens, de 16 a 24 anos (17,6%) e de 25 a 34 anos (22,4%), apresentaram uma maior predisposição a apoiar o aborto nesse período.

Escolaridade

Indivíduos com ensino médio foram os mais inclinados a apoiar o aborto até a 12ª semana, com 68,0%, enquanto os que possuíam ensino superior demonstraram um apoio ligeiramente menor, com 61,2%, e aqueles com até o ensino fundamental tiveram a menor taxa de apoio, com 21,2%.

Religião

Evangélicos (38,8%) e católicos (40,0%) se mostraram mais contrários ao aborto até a 12ª semana em comparação com aqueles sem religião (17,6% a favor).

Estado civil

Solteiros (28,2%) e separados/divorciados (22,4%) foram mais favoráveis ao aborto até a 12ª semana em comparação com casados/morando junto (43,5% a favor).

Filhos

Aqueles que possuíam filhos demonstraram ser mais contrários ao aborto até a 12ª semana (76,7%) em comparação com os que não tinham filhos (63,5%).

Zona de moradia

Os entrevistados da zona sul (32,0%) foram os mais favoráveis ao aborto nesse período, enquanto os da zona norte (14,1%) foram os mais contrários.

Essa pesquisa fornece um panorama abrangente das opiniões dos manauaras sobre um tema que continua sendo objeto de intensos debates em todo o país. À medida que o Supremo Tribunal Federal (STF) considera a possibilidade de descriminalizar o aborto voluntário nas primeiras 12 semanas de gravidez, essas opiniões da população podem se tornar ainda mais relevantes no cenário político e social brasileiro.

Confira a pesquisa

O que pensa o manauara sobre o aborto voluntário

Veja também

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas