AO VIVO

Pesquisa da Serasa revela otimismo financeiro dos brasileiros para 2023

Levantamento foi feito com pessoas que quitaram dívidas no ano passado e vão começar 2023 com o nome limpo

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

MANAUS | AM

Depois de dois anos e meio de pandemia, uma acirrada disputa eleitoral que dividiu o país e logo após a desclassificação do Brasil na Copa do Catar, o brasileiro dá demonstrações de esperança no ano que vai nascer, em especial quando analisa suas finanças pessoais.

Pesquisa realizada pela Serasa para, pela primeira vez, interpretar os impactos emocionais do volume recorde de negociação das dívidas (mais de 32 milhões de acordos em 2022) nas perspectivas do novo ano revela que “Superação” é a principal palavra que define o ano para quem conseguiu limpar o nome em 2022, com 31% das respostas. “Organização” aparece na sequência, com 25% das menções. “Motivação” e “Esperança” também estão em lugar de destaque no vocabulário financeiro de quem se livrou das dívidas.

O levantamento que ouviu 2.296 pessoas entre os dias 13 e 20 de dezembro mostra que 45% dos consumidores que quitaram ou amortizaram dívidas e iniciarão 2023 com o nome limpo têm certeza de que vão conseguir realizar pelo menos parte de seus sonhos nos próximos 12 meses. Para os que ainda estão inadimplentes, porém, esse percentual de otimismo cai para 28%. Mesmo assim, 51% desses brasileiros endividados se declaram esperançosos para 2023, embora não consigam afirmar com absoluta segurança de que o novo ano será melhor.

Pensando no pagamento das contas no próximo ano, 83% dos consumidores com nome limpo acreditam que vão conseguir pagar suas contas em dia. “A pesquisa comprova o efeito encorajador que o pagamento de dívidas e a recuperação do nome geram no ânimo e na confiança dos consumidores”, explica Patricia Camillo, gerente da Serasa e especialista em finanças.

Os chamados consumidores adimplentes (os que quitaram dívidas) projetam continuar pagando suas contas em dia durante o ano (34%), investir (29%), cuidar da saúde (26%), comprar um imóvel (26%) e até empreender (24%). “Observe como melhorar as finanças estimula ainda mais a saúde financeira”, comenta Patrícia.

De maneira geral, todas as práticas de controle financeiro adotadas recebem uma adesão maior por parte dos consumidores com nome limpo:

  • Pagar as contas mesmo antes do vencimento: 51% para consumidores com nome limpo – 40% para inadimplentes;
  • Fazer um planejamento familiar com todos os gastos da casa: 39% para consumidores com nome limpo – 35% para inadimplentes;
  • Anotar todas as contas e o dinheiro recebido em uma planilha ou papel: 28% para consumidores com nome limpo – 24% para inadimplentes.

Mesmo os consumidores que tiveram dificuldade de pagar suas dívidas exibem algum grau de otimismo ao traçar metas para o próximo ano. Pelo menos 56% desse público inadimplente acredita que conseguirá enfim pagar suas dívidas, 27% projetam cuidados com a saúde, 23% sonham em investir, 21% em empreender e 17% deles fazem inclusive planos de viagem.

Foto: Reprodução 

Com informações da assessoria*

Negócios perdão de dívidas serasa

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

05/03
16:31

REPRESENTANDO A DIREITA

Depois que o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que continuaria em seu partido e não ingressaria mais no Partido Liberal (PL), apesar das tentativas com os caciques regional e nacional da sigla, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto, o pré-candidato do partido em Manaus, o deputado federal Capitão Alberto Neto, intensificou sua pré-campanha nas redes sociais. Um card com a imagem de Alberto Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhado da mensagem “Estou preparado para Manaus”, passou a circular.

Ver mais >>

Programas