AO VIVO

Parceria para cooperação técnica industrial beneficia empresas locais

O acordo prevê a realização de pesquisas e a oferta de soluções a empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Em um acordo que contempla as áreas de Pesquisa e de Negócios, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e a multinacional ZEISS anunciaram a celebração de uma parceria estratégica que visa a realização de estudos nos laboratórios e maquinários do INDT e a prospecção de novos clientes para contratos comerciais, especialmente com as indústrias do ramo da manufatura instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM).

A cooperação reforça o INDT como centro de referência em pesquisa na região Norte. Atuante, desde 2001, no ecossistema regional, a instituição apoia e conduz projetos nos mais variados campos de utilização de tecnologias e inovações a parceiros locais e nacionais. Entre os destaques do Instituto, estão pesquisas sobre hardwares, Cloud & Big Data e o uso da tecnologia 5G.

Independente desde 2016, o INDT possui uma moderna sede com 5 mil m2 que possui oito laboratórios com equipamentos de alta tecnologia para o desenvolvimento de testes. Na lista de inovações, o instituto prevê, em breve, a inauguração de uma câmara anecoica, que será utilizada em estudos em equipamentos sem que haja interferência eletromagnética. Ao todo, o INDT conta com mais de 150 colaboradores, entre eles especialistas com mestrado e doutorado, que conduzem as principais pesquisas.

De acordo com o diretor-executivo do INDT, Geraldo Feitoza, a infraestrutura construída e a expertise dos profissionais que compõem o quadro técnico reforçam a credibilidade do instituto junto ao mercado e permitiram a celebração do acordo com a ZEISS. Feitoza afirma que o INDT está à disposição para a realização dos mais diversos testes pelas indústrias do PIM.

“A ZEISS é uma das maiores empresas do mundo que desenvolve produtos e projetos na área da manufatura, avançada e 4.0, que é uma área que o INDT tem explorado bastante em benefício do Polo Industrial de Manaus. Então essa parceria tem, primeiramente, a vantagem e o benefício, para que em conjunto, possamos aprender cada vez mais sobre as necessidades do nosso polo industrial. Pretendemos desenvolver também projetos e apresentar os nossos serviços de laboratório. As indústrias possuem carências na área de análise de falhas, e nós queremos mostrar a elas as diversas oportunidades de melhorar processos e produtos e, indiscutivelmente, capacitar pessoas”, analisa.

Multinacional

Referência mundial em soluções voltadas à Ótica, Optoeletrônica e Metalografia, a Zeiss atua há mais de 170 anos no setor de tecnologia. No portfólio de produtos e equipamentos da empresa estão tomógrafos, microscópios e lentes voltadas ao uso em processos médicos e fabris nas áreas de análise de imagem e diagnósticos computadorizados de alta precisão.

De acordo com o gerente de Vendas da ZEISS, Guilherme Freitas, a escolha do INDT como parceiro permitirá a realização de projetos em longo prazo. “Manaus é um celeiro de novas oportunidades, culturas e tendências. O principal objetivo da parceria com o INDT é a capacidade da instituição enxergar nova tendências, e isso casa muito com o que a ZEISS possui hoje. A nossa empresa preza pela qualidade e segurança dos nossos produtos e, principalmente, pelo cuidado com as pessoas. Essa parceria veio para confirmar que tanto o INDT quanto a ZEISS possuem uma visão muito à frente do que nós temos hoje, proporcionando novas pesquisas e confirmando o que a gente já imaginava mesmo antes de celebrar o acordo”, afirma.

Visitação técnica

Para celebrar o início da parceria e realizar as ações de prospecção com potenciais clientes, a ZEISS e o INDT promoveram na sede do instituto, zona Centro-Oeste de Manaus, uma série de demonstrações técnicas nos dias 1º e 2/3 a estudantes, representantes e colaboradores de empresas do ramo da Manufatura.

Durante o evento, os participantes conheceram as principais soluções da Zeiss em Medição Industrial e Análise de Imagens com técnicos e especialistas da empresa. Na ocasião, os inscritos puderam realizar testes de peças de seus próprios maquinários em microscópios expostos pela multinacional, e receberam um diagnóstico completo sobre o fragmento analisado. Além disso, os representantes e colaboradores foram convidados a participar de um tour guiado pelas salas e laboratórios do INDT, interagindo com os equipamentos à disposição e as equipes técnicas.

Ao final do evento, a ZEISS apresentou um de seus últimos lançamentos em análise de imagem industrial: o scanner portátil T-Scan Hawk 2, que permite a realização de medições ainda mais precisas em variadas atividades industriais e em condições consideradas adversas, como a ausência de espaço e luz.

De acordo com Freitas, a ampla participação do público durante os dois dias evento reforça a credibilidade dos produtos da ZEISS junto ao setor industrial e garantirá que o acordo de cooperação entre a empresa e o INDT alcance seu êxito.

“O saldo é extremamente positivo. Superou muito as nossas expectativas, principalmente, pelo fato de representantes de empresas nos procurarem devido à carência dos nossos produtos e soluções. Eu acredito que podemos gerar grandes negócios e resultados no quesito de qualidade do produto final dos clientes”, conclui.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

26/07
13:13

CONVENÇÃO DO AVANTE

O prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), confirmou que a convenção do seu partido será no próximo dia 3 de agosto, às 19 horas, no Espaço Via Torres. Os partidos Avante, PSD, MDB, DC e AGIR estão articulados para apoiar sua reeleição, com outros partidos em tratativas. O anúncio do vice-prefeito ocorrerá próximo à convenção, com possíveis candidatos sendo Renato Júnior, Capitão William Dias e Shádia Fraxe. Almeida busca um vice com um perfil semelhante ao de seu atual vice, Marcos Rotta, elogiando sua lealdade e contribuição.

26/07
13:12

PREFEITO MULTADO

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) multou o prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (MDB), em R$ 13.600 devido à contratação irregular do cantor Raí Saia Rodada para a décima quinta Exposição e Feira Agropecuária de Barreirinha. A denúncia do Ministério Público de Contas (MPC) apontou a falta de licitação na contratação, violando princípios de transparência e competitividade. O TCE-AM também identificou falhas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelo prefeito. Seixas tem 30 dias para pagar a multa, sob pena de inscrição em dívida ativa e possível cobrança judicial.

26/07
13:12

TSE REAGE A MADURO

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não enviar representantes para acompanhar as eleições presidenciais na Venezuela, programadas para domingo (28). A decisão foi tomada após Nicolás Maduro, candidato à reeleição e ditador da Venezuela, afirmar que as eleições no Brasil não são auditadas. O TSE reforçou a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas brasileiras e classificou as declarações de Maduro como falsas. Inicialmente, o TSE havia designado dois especialistas para a missão, mas cancelou após as declarações desrespeitosas. Maduro enfrenta acusações de repressão e restrição de liberdade no período eleitoral.

26/07
13:09

VICE DE AMOM

No processo de escolha do vice-prefeito na chapa PSD-Cidadania de Amom Mandel, o nome de Virgílio Melo, secretário-geral do PSDB-AM, “corre por fora” como uma possível surpresa. Embora não seja o favorito, Virgílio tem uma sólida experiência em gestão e é confiável para o senador Plínio Valério. Outros candidatos considerados são a juíza aposentada Maria Eunice Torres do Nascimento, o ex-deputado Humberto Michiles e o ex-deputado Ricardo Nicolau, com este último enfrentando resistência familiar para retornar à política. A decisão será anunciada na convenção partidária marcada para o próximo dia 30, no Clube do Trabalhador do SESI em Manaus.

26/07
13:07

HANG CONDENADO

Luciano Hang, proprietário da Havan, foi condenado a 1 ano e 4 meses de regime semiaberto, 4 meses de serviço comunitário e multa de 35 salários-mínimos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. A condenação é por “difamação” e “injúria” contra o arquiteto Humbert Hickel, após Hang chamá-lo de “esquerdopata” e sugerir que ele “vá a Cuba”. Hickel havia liderado uma campanha contra uma estátua da Liberdade em frente à loja Havan em Canela (RS). Hang defende sua liberdade de expressão e critica Hickel, alegando que ele está distorcendo os fatos para ganhar fama.

Ver mais >>

Programas