AO VIVO

Paraguai: mais um presidente conservador é eleito na América Latina e toma posse

Santiago Peña, economista de 44 anos, oficialmente assumiu a presidência do Paraguai

Por: Redação
Compartilhe

Venha fazer parte do nosso grupo do Whatsapp e receba em primeira mão as notícias do momento!

Clique aqui

Um presidente jovem, conservador, representante notável da direita na América do Sul e eleito com 42,74% dos votos. Santiago Peña, economista de 44 anos, oficialmente assumiu a presidência do Paraguai. Sua trajetória acadêmica inclui formação em Economia na Universidade Católica do Paraguai em 1997, seguida por um Mestrado em Políticas Públicas na Universidade de Georgetown, em Washington D.C., nos Estados Unidos.

Ao concluir a vida universitária, Peña adquiriu experiência internacional em cargos de destaque. Ele atuou como consultor econômico no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e supervisionou finanças públicas em países da América Latina no Fundo Monetário Internacional (FMI).

Na esfera política, Peña ingressou na administração pública do Paraguai em 2013, nomeado ministro das Finanças. Durante esse período, liderou reformas fiscais para melhorar a eficiência dos gastos públicos e fortalecer a economia, ao mesmo tempo em que promoveu a transparência.

Desde então, seu foco tem sido a promoção de políticas públicas, especialmente na educação e no desenvolvimento econômico, defendendo a integração regional na América Latina. Peña se destacou também como presidente do Conselho de Administração da Corporação Paraguaia de Produção (CPP). Ele tem experiência em consultoria financeira e estratégica em empresas multinacionais como a McKinsey & Company e a KPMG. Peña é o fundador do programa “Liderando desde el Sur”, que oferece treinamento em liderança e empreendedorismo para jovens.

Em termos políticos, Peña se identifica como de direita, defendendo posições conservadoras como a oposição ao aborto, a preservação da família tradicional, o combate às drogas e o reconhecimento de Taiwan como um país independente, além de manter laços estreitos com Israel.

A ascensão de Santiago Peña consolida a hegemonia da direita no governo, marcando um legado de mais de sete décadas. Diferentemente de alguns sistemas eleitorais, o Paraguai não permite reeleição nem segundo turno presidencial, tendo cada presidente um único mandato de cinco anos.

 

*Conexão Política 

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notas do Poder

25/06
12:04

NOVA INCURSÃO

Para aqueles que acreditavam que o prefeito David Almeida havia definitivamente desistido de contar com o PL em sua reeleição, os movimentos da última semana apenas confirmaram a velha máxima da política: é tudo “como nuvem”. Nos bastidores e a portas fechadas, as discussões sobre uma possível aliança voltaram à tona. O motivo é que o PT se mostrou entusiasmado e começou a articular para fortalecer a candidatura de Marcelo Ramos, com apoio potencial do PSD e do MDB. Sem esses partidos, David ficaria sem fundo eleitoral suficiente para cobrir uma campanha majoritária e sem tempo de televisão.

25/03
11:15

AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO

O vereador Capitão Carpê utilizou a tribuna nesta segunda-feira (25) para solicitar ao prefeito David Almeida o afastamento do Secretário de Comunicação do município, Israel Conte. Carpê se baseia no fato de que o motorista do portal O Abutre confirmou à polícia o recebimento de dinheiro em espécie na prefeitura durante seu depoimento.

20/03
20:29

RAIFF NO UNIÃO

O vereador Raiff Matos (Democracia Cristã) deverá mudar de partido nos próximos dias. O parlamentar, que integra a base conservadora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), está prestes a se juntar às fileiras do União Brasil. A confirmação foi feita na manhã desta terça-feira (19) à reportagem do site O Poder.com pelo vereador Diego Afonso (UB), líder da bancada na Câmara Municipal.

20/03
11:45

FAUSTO JR. NA CMM

Na manhã desta terça-feira (19), o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, esteve visitando a Câmara Municipal de Manaus, onde cumprimentou os vereadores. Após saudar os parlamentares, Fausto se reuniu a portas fechadas com o vereador Diego Afonso (UB). Questionado pela reportagem do site O Poder.com sobre a motivação da visita à câmara, o deputado afirmou que se tratava apenas de uma visita de “cortesia”.

13/03
11:21

BELÃO NO COMANDO

Cotado para concorrer à prefeitura de Fonte Boa nas Eleições de 2024, o ex-deputado estadual Belarmino Lins, mais conhecido como ‘Belão’, assumiu o comando do diretório do partido União Brasil naquele município. Belão, após 32 anos de vida pública e oito mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), decidiu abandonar a política, mas agora almeja a prefeitura de Fonte Boa.

Ver mais >>

Programas